Quinta-feira, 23 Outubro 2025

Freskinhe Freskinhe

SA: Psicólogos e Líderes Comunitários recebem formação em apoio psicológico

A ilha de Santo Antão acolhe, de hoje, 23 , até sábado, 25, uma formação em Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) destinada a psicólogos educacionais e líderes comunitários. A iniciativa insere-se no projeto de capacitação que o Ministério da Saúde, através da Direção Nacional da Saúde, vem implementando em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em todas as ilhas do país.

SALWEB.cv

A formação, que teve início no passado dia 7 de outubro na cidade da Praia e já passou por São Vicente, decorre na Delegacia de Saúde do Paul, ministrada pela psicóloga Denise Lima. A sessão abrange os psicólogos educacionais da ilha, identificados pelo Ministério da Educação, e os líderes comunitários dos diferentes municípios de Santo Antão.

Segundo o Ministério da Saúde, em nota oficial, a formação tem como base o Plano Estratégico Nacional de Saúde Mental (PENSM 2021–2025) e visa capacitar os psicólogos educacionais e líderes comunitários para oferecerem uma primeira resposta adequada a situações de sofrimento emocional, contribuindo para a promoção da saúde mental nas comunidades.

Os líderes comunitários e psicólogos educacionais, por estarem próximos das populações e dos territórios, são considerados agentes estratégicos na identificação de casos, no apoio imediato e na articulação com os serviços de saúde. Capacitados com base em evidências e práticas reconhecidas internacionalmente, poderão prestar apoio inicial em situações de crise e contribuir para a prevenção de agravos em saúde mental nas suas comunidades.

A formação será totalmente presencial, baseada nos conteúdos definidos no modelo técnico desenvolvido com apoio da OMS. Com duração de 8 horas, está estruturada em 4 módulos que abordam temas como: definição de crise psicológica e reações esperadas, introdução aos Primeiros Socorros Psicológicos, técnicas básicas de comunicação e escuta ativa, princípios de Hobfoll aplicados ao contexto educativo, técnicas de estabilização emocional no contexto escolar, e medidas de autocuidado e suporte mútuo entre psicólogos educacionais, entre outros.

Esta iniciativa reforça o compromisso do Governo de Cabo Verde com a promoção da saúde mental e o fortalecimento das capacidades locais para responder às necessidades emocionais e psicológicas das comunidades, assegurando uma cobertura nacional através da formação de profissionais e agentes comunitários em todas as ilhas do arquipélago.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua