
Este sábado, 9, Ribeira Grande de Santo Antão acolhe o primeiro Festival de Juventude promovido pela autarquia local. Em entrevista ao Voz do Archipelago, a vereadora da juventude da edilidade ribeira-grandense, Sheila Santos, explica que o evento, integrado na Semana Municipal da Juventude, pretende promover o convívio e a expressão artística juvenil no concelho, com uma programação diversificada que responde aos interesses da comunidade jovem local.
O Festival da Juventude enquadra-se numa estratégia mais ampla das políticas municipais para os jovens. A entrada é gratuita e aberta ao público, em geral. A programação do evento inclui batucada na Rua de Terreiro, apresentações teatrais com monólogos, teatro gestual e spoken word, além de música ao vivo com artistas locais e espetáculos de dança, além do programa “Rádio Praça”, oficinas de pintura e expressão artística, exposição fotográfica do concelho da Ribeira Grande e uma Feira Juvenil dedicada aos empreendedores locais.
Faz parte também do festival um podcast sobre álcool e outras drogas, que será apresentado de forma cómica pelos famosos personagens Lolita e Geraldo, da peça “Preço de um ContraBando”, do grupo teatral Juventude em Marcha. A Semana Municipal da Juventude inclui ainda um workshop sobre Inteligência Artificial, e uma caminhada da juventude para promover a atividade física.
Para equilibrar os diferentes gostos e interesses, a responsável do pelouro da juventude explica que, a autarquia adotou como estratégias, encontro com os jovens, para auscultar as suas preferências, criação de atividades variadas e parcerias com grupos juvenis, associações e instituições religiosas locais. “Percebemos a importância de criar um evento que fosse mais do que um momento lúdico, queríamos que fosse também um espaço de expressão, formação e empoderamento juvenil”, afirma a responsável.
Segundo Sheila Santos, esta primeira edição representa o início de uma iniciativa que a autarquia pretende transformar numa referência anual no calendário cultural do concelho, com impacto na dinamização da economia local e na valorização do talento ribeira-grandense, bem como, proporcionando espaço para os jovens mostrarem as suas capacidades. “A adesão e o entusiasmo que temos sentido até agora reforçam a nossa convicção de que há espaço e interesse para que este festival se torne uma referência”, sublinha.
O objetivo do evento, conforme a mesma fonte, passa por aprender com esta estreia, consolidar os aspetos positivos e melhorar continuamente, com a ambição de crescer de forma sustentável nos próximos anos. Mas acrescenta que, nas edições futuras, o festival será realizado em novos espaços e localidades para descentralizar o evento e ampliar o seu alcance.
“Participar num festival é muito mais do que apenas estar presente, é uma oportunidade de crescimento pessoal, descoberta e conexão com outros jovens que partilham sonhos e talentos”, conclui Sheila Santos, apelando aos jovens ribeira-grandenses para não perderem esta oportunidade.
Projetos futuros
Outro projeto importante na agenda municipal é a dinamização do Conselho Municipal da Juventude de Ribeira Grande, com a posse dos novos conselheiros marcada para 12 de agosto, data que coincide simbolicamente com o Dia Internacional da Juventude. A vereadora da juventude diz-se expectante para os resultados do evento, que vai ser medido através do número de participantes, número de visitas à exposição, o feedback dos artistas e do público em geral, indicadores importantes que permitem avaliar a relevância e sustentabilidade da iniciativa.
As próximas apostas do pelouro da juventude, nas palavras de Sheila Santos, incluem ações formativas em parceria com instituições locais, estratégias para fomentar o empreendedorismo, promoção da cidadania e reforço da cooperação entre a autarquia e as associações juvenis.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.