
No âmbito do Programa de Apoio à Reforma Prioritária da Educação em Cabo Verde (PAREPCV), o município de Ribeira Grande de Santiago, vai receber entre os dias 3 e 5 de setembro, o Encontro Nacional dos Coordenadores Pedagógicos do 1º Ciclo das Delegações, com o objetivo de fortalecer o Sistema de Remediação de Alunos com dificuldades de aprendizagem através da partilha de experiências entre profissionais da educação.
Segundo uma nota do Governo, a iniciativa do PAREP-CV centra-se na partilha de boas práticas na recuperação das aprendizagens dos alunos com dificuldades de aprendizagem e visa promover a partilha de experiências entre os coordenadores pedagógicos das diferentes delegações do país.
O programa pretende fortalecer a implementação do Sistema de Remediação de Alunos com dificuldades de aprendizagem, uma atividade integrada no projeto mais amplo do PAREP-CV que procura reformar e modernizar o sistema educativo cabo-verdiano.
Entre os objetivos principais do encontro destacam-se a melhoria do desempenho escolar dos alunos, a harmonização das práticas pedagógicas em todo o território nacional e o desenvolvimento de metodologias inclusivas e inovadoras que possam ser aplicadas nas escolas a alunos do 1º ciclo.
O encontro, que arranca hoje às 9 horas, reúne coordenadores e técnicos dos serviços centrais do Ministério da Educação, dirigentes dos serviços centrais e desconcentrados, bem como o Representante da UNICEF em Cabo Verde, David Matern.
O evento decorre durante três dias, vai permitir um ambiente propício à troca de experiências e ao estabelecimento de redes de colaboração entre os profissionais da educação de todo o arquipélago.
De realçar que, segundo os dados do Relatório Preliminar dos Resultados do Rendimento Escolar para o ano letivo 2024/2025, avançados pelo Ministério da educação no mês de julho, houve um aumento nas taxas de aprovação e uma redução expressiva nas taxas de abandono escolar, fruto das reformas educativas implementadas, especialmente nas áreas do desenvolvimento curricular e da ação social escolar. Relativamente ao abandono escolar, as estatísticas apontam para a média de 2,02%, que reflete uma redução significativa do indicador que se situava acima dos 6% em 2016.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.