
O reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), José Arlindo Fernandes Barreto, será distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade SESI de Educação (FASESP), em São Paulo. A cerimónia realiza-se no dia 26 de novembro, esta quarta-feira, como reconhecimento pelas suas contribuições ao campo da Educação.
A distinção foi anunciada através de um convite oficial assinado pelo Diretor Geral da Faculdade SESI-SP, Luís Paulo Martins, que destacou as “importantes contribuições e dedicação ao campo da Educação” do responsável máximo da Uni-CV. O título de Doutor Honoris Causa é considerado um dos mais elevados reconhecimentos no meio académico.
A homenagem integra a programação da 21ª Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE), que decorre entre 20 e 27 de novembro, na Universidade Federal de Mato Grosso e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Segundo a organização, a data foi escolhida para associar o ato académico a uma celebração mais ampla da diversidade e da cultura, no contexto da “construção de uma lusofonia de horizontalidade democrática”.
A Faculdade SESI de Educação pertence ao Serviço Social da Indústria (SESI) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a maior federação industrial da América Latina. A instituição é reconhecida pelo seu projeto de inclusão no ensino superior.
Para além do reitor da Uni-CV, que também preside à Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), a cerimónia deverá contar com representantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).












































