
O Governo de Cabo Verde e a Associação dos Municípios do Fogo e Brava assinaram dias antes do fim de 2025 um protocolo de cooperação com vista à criação de um polo da Escola de Hotelaria e Turismo na ilha do Fogo.
O novo polo, a ser instalado na cidade de São Filipe, terá um alcance regional, servindo toda a área do Fogo e da Brava, e “vai responder às necessidades do mercado de trabalho” refere o comunicado do Governo divulgado nas redes sociais.
Com esta iniciativa, lê-se ainda no comunicado, as entidades signatárias pretendem “reforçar o emprego local e apoiar o crescimento do setor turístico”, promovendo a qualificação de recursos humanos e o crescimento sustentável da atividade turística nas duas ilhas.
Espera-se que o polo da Escola de Hotelaria e Turismo no Fogo contribuirá para a fixação de jovens, a dinamização da economia local e o alinhamento da oferta formativa com as exigências atuais e futuras do setor turístico em Cabo Verde.
A criação deste novo polo vem juntar-se a outras ofertas de formação já existentes na ilha do Fogo, nomeadamente um polo da Universidade de Cabo Verde, focado em cursos como Geologia (com especialização em Vulcanologia e Riscos, Geologia Aplicada e do Ambiente) e Agronomia.
Fotografia: José Araújo












































