Terça-feira, 11 Novembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Profissionais da PJ recebem formação sobre tráfico de pessoas

Especialistas espanhóis ministram curso de capacitação sobre tráfico e contrabando de pessoas a profissionais de várias instituições nacionais, no Centro de Formação da Polícia Judiciária, na cidade da Praia, entre 10 e 14 de novembro.

SALWEB.cv

A iniciativa é promovida pela Embaixada de Espanha em Cabo Verde, em parceria com a Direção Nacional da Polícia Judiciária (PJ) e o Centro de Formação da Polícia Judiciária (CFPJ). A formação reúne agentes da PJ, da Polícia Nacional e técnicos do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses.

A formação, que termina na sexta-feira, 14 de novembro, inclui módulos teóricos e práticos sobre identificação de vítimas, investigação criminal e mecanismos de cooperação transnacional.

Durante a cerimónia de abertura, o diretor da PJ, Manuel da Lomba, destacou a relevância da ação para o reforço das capacidades nacionais no combate a este tipo de criminalidade. “A Espanha é uma parceira de longa data da PJ e com quem temos uma cooperação muito forte”, afirmou.

O responsável classificou a formação como “essencial”, argumentando que “o tráfico de pessoas é um crime com forte dimensão transnacional e que exige conhecimento técnico e sensibilidade na abordagem às vítimas”. Manuel da Lomba sublinhou ainda que a posição geográfica de Cabo Verde exige atenção redobrada.

“O tráfico de pessoas vitimiza não apenas as pessoas exploradas, mas também o próprio Estado. É, por isso, fundamental reforçar a formação, dotando os profissionais de respostas e capacidades que permitam enfrentar melhor este crime”, defendeu.

Por sua vez, o inspetor-chefe espanhol David Morezzat, um dos formadores, reforçou a importância da cooperação internacional no combate ao fenómeno e salientou que esta formação permitirá estreitar os laços entre as forças policiais dos dois países.

No que tange à pertinência do tema, o diretor do CFPJ, Agostinho Semedo, destacou que, devido à sua localização geoestratégica, Cabo Verde tem sido utilizado como rota de passagem por redes de tráfico internacional. Daí, Agostinho Semedo apelou aos participantes para aproveitarem ao máximo os conteúdos. 

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua