
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, encontra-se em Espanha desde sexta-feira, 3, para participar na Cimeira Global da Parceria para um Governo Aberto (OGP), que se realiza em Bilbau. O chefe do Executivo cabo-verdiano foi convidado pelo presidente do Governo espanhol e discursa no evento esta terça-feira, 7.
O encontro internacional, que decorre entre 7 e 9 de outubro em Vitoria-Gasteiz, junta mais de 2.000 participantes de alto nível, entre representantes governamentais, líderes da sociedade civil e decisores políticos de diversos países. O objetivo passa por trocar experiências e discutir avanços nas políticas de transparência e participação cidadã.
A agenda do chefe do Governo em território espanhol, que se prolonga até esta quarta-feira, 8, inclui também reuniões com empresários locais, visitas a instituições e contatos com a comunidade emigrante cabo-verdiana em diferentes regiões.
Relação entre Cabo Verde e OGP
A Parceria para um Governo Aberto (OGP) é uma iniciativa internacional lançada em 2011 que promove compromissos de transparência, participação cidadã e utilização de novas tecnologias na governação democrática.
Cabo Verde aderiu à iniciativa em 2015 e criou o primeiro Plano de Ação para o biénio 2018-2020. Em 2022, o país elaborou o segundo Plano de Ação para o período 2023-2025, num processo de cocriação coordenado pelo Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, com representantes de diversos sectores.
As cimeiras globais da OGP constituem a principal plataforma para os países membros partilharem progressos e estratégias na implementação de reformas orientadas para uma governação mais aberta e inclusiva.












































