
Ulisses Correia e Silva está em Nova Iorque, onde, a partir de hoje, 23, até a próxima segunda-feira, 29, acontece a 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), sob o lema “Reconstruir a confiança e reacender a solidariedade global: acelerar a ação sobre a Agenda 2030 para a paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todos”.
A reunião, que marca os 80 anos da ONU, ocorre em um ambiente de intensas disputas políticas e reconfiguração do papel dos Estados Unidos da América no mundo, com a China a disputar-lhe o protagonismo apoiada por potências emergentes.
Um dos temas prioritários do encontro é o conflito Israel-Palestina, tenho vários países já reconhecido o Estado palestiniano, nomeadamente Reino Unido, Canadá, Austrália e Portugal. Não se sabe, entretanto, qual a posição oficial de Cabo Verde.
Em 2023, o país absteve-se numa resolução da ONU que apelava a uma pausa humanitária para permitir a assistência aos civis em Gaza. Na altura, a decisão gerou críticas internas, com o Presidente da República, José Maria Neves, a expressar estranheza e considerar que Cabo Verde deve se posicionar claramente em questões relacionadas ao diálogo, à paz e ao direito humanitário.
Fonte: Inforpress
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.