Sexta-feira, 19 Dezembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Primeiro-ministro inicia hoje visita oficial à Ilha do Fogo

O primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva, inicia hoje, 18 de dezembro, uma visita à Ilha do Fogo que se estenderá até 22 de dezembro. A missão governamental contempla os três municípios da ilha (São Filipe, Santa Catarina do Fogo e Mosteiros), e prevê a assinatura de importantes protocolos para o desenvolvimento regional.

SALWEB.cv

Durante os quatro dias de visita, o chefe do Governo terá uma agenda diversificada que inclui encontros com autarcas, empresários, jovens empreendedores e representantes da sociedade civil, além de visitas a projetos estruturantes em curso na ilha.

A visita oficial arranca amanhã com um encontro entre o Governo e as Câmaras Municipais da região Fogo e Brava, seguido de conferência de imprensa no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Filipe.

Está prevista a assinatura de vários acordos intermunicipais com o objetivo de reforçar a cooperação institucional e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região. Entre os entendimentos a formalizar consta um protocolo entre o Ministério da Agricultura e Ambiente e a Associação dos Municípios do Fogo e Brava, que prevê a criação de uma comissão técnica multidisciplinar destinada a apresentar soluções para a gestão da água de rega na zona sul do município de São Filipe.

Integram ainda este pacote de acordos um contrato-programa para a adução de água à localidade de São João, em Campanas de Cima, bem como um protocolo para a aquisição de equipamentos e reparação de máquinas destinadas ao aterro controlado intermunicipal.

Está igualmente previsto um memorando de entendimento para a criação da futura Escola de Formação Profissional nas áreas da Hotelaria, Turismo e Hospitalidade, visando reforçar a qualificação profissional e a empregabilidade na região.

À tarde, o primeiro-ministro desloca-se ao município de Santa Catarina do Fogo, onde visitará a Aldeia Turística de Chã das Caldeiras, incluindo a expansão do parque fotovoltaico e as 39 casas sociais. Será também assinado um protocolo para a construção de sanitários públicos no circuito turístico Portela/Bangaeira.

No dia 20, a jornada começa com uma visita ao Hospital Regional de São Filipe, com entrega de presentes às crianças da Pediatria e da Maternidade. Segue-se um encontro com o setor empresarial para apresentação da visão da ilha no horizonte 2026-2031 e do Orçamento de Estado para 2026, na Casa das Bandeiras.

A comitiva governamental segue para o município de Mosteiros, onde decorrerá a assinatura de protocolos para a reabilitação da Escola de Canal e o contrato de empreitada para a requalificação da orla marítima de Queimada Guincho. Estão previstas visitas a várias obras em curso, incluindo o Complexo Educativo de Zonas Altas e as obras de asfaltagem das vias urbanas de Mosteiros.

O terceiro dia inclui uma visita técnica ao projeto de asfaltagem do anel rodoviário, no troço Patim-Salto-Cova Figueira, seguida da consignação das obras de valorização turística e ambiental da Aldeia Rural de Serras das Campanas. O dia termina com a assinatura de protocolo para a reabilitação da Escola EBO de Ponta Verde.

No último dia da visita, o primeiro-ministro assinará o contrato programa para a reposição dos estragos provocados pelas chuvas na Escadaria Lateral à Casa Pedro Cardoso. Estão agendadas visitas ao Museu de São Filipe, à escola de música “Nenelo” e a várias infraestruturas municipais, incluindo o matadouro, o Centro Cultural Armand Montrond, o Estádio 5 de Julho e a Piscina Municipal.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×