Quarta-feira, 28 Janeiro 2026

Freskinhe Freskinhe

José Maria Neves desloca-se a França para IV Presidência na Diáspora

O Presidente da República, José Maria Neves, viaja nesta quarta-feira, 28, para França, onde participará na IV edição da Presidência na Diáspora, que decorrerá entre amanhã, 29 de janeiro, e 3 de fevereiro, sob o tema “A Diáspora e os Caminhos do Futuro”. Esta iniciativa, que já passou pelos Estados Unidos da América, São Tomé e Príncipe e Portugal, levará o Chefe de Estado a manter “uma intensa agenda de contactos com as comunidades cabo-verdianas nas regiões de Paris, Lyon e Marselha”, dando continuidade à visita realizada em junho último à região de Nice.

SALWEB.cv

Um dos momentos de maior destaque da missão será a receção pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu. Segundo a nota da Presidência da República, “o almoço de trabalho entre os dois Chefes de Estado constituirá uma oportunidade privilegiada para aprofundar o diálogo não só a nível da cooperação bilateral, mas também sobre os desafios globais, com especial destaque para a gestão sustentável dos oceanos e o combate às mudanças climáticas”.

José Maria Neves será igualmente recebido pelo Diretor-Geral da UNESCO, Khaled El-Enany, num encontro que visa “reafirmar o compromisso de Cabo Verde com a valorização do património natural, cultural e científico global”. A reunião ganha particular relevância pelo facto de o Presidente cabo-verdiano ser Patrono da Aliança da Década do Oceano e Padrinho da História Geral de África, ambos a convite da UNESCO.

Agenda de cooperação e proximidade

A agenda presidencial inclui ainda encontros com a Secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia, Louise Mushikiwabo, com o Diretor-Geral da Agência Francesa de Desenvolvimento, Rémy Rioux, e com o Prefeito de Paris e Ilha de França, Marc Guillaume, “tendo na agenda o reforço da cooperação bilateral, multilateral e descentralizada”.

No plano da proximidade com a diáspora, José Maria Neves manterá “encontros alargados com a comunidade cabo-verdiana em Paris, Marselha e Lyon”, sendo que em Paris o encontro acontece no sábado, 31 de janeiro, em Garges-lès-Gonesse.

Entre os momentos destacados figura uma Conversa com os Jovens da Diáspora, na Embaixada de Cabo Verde em Paris, subordinada ao tema “As Novas Vozes da Diáspora e as Instituições da República”. Estão também previstas “visitas a associações cabo-verdianas, centros de formação profissional e empreendimentos liderados por cidadãos cabo-verdianos”.

Valorização do património cultural

Enquanto Champion para a Preservação do Património Natural e Cultural de África, o Presidente da República visitará ainda locais de “elevado valor histórico e patrimonial”, incluindo a Basílica de Saint-Denis, em Paris, a Basílica de Notre Dame de Fourvière, em Lyon, e a Catedral de Notre-Dame de la Garde, em Marselha.

José Maria Neves reunir-se-á também com a Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, e com o Bispo da Diocese de Saint-Denis, Monsenhor Étienne Guillet, no âmbito do “diálogo para a cooperação institucional, descentralizada e cultural entre Cabo Verde e os organismos que representam”.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×