
No âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência de Cabo Verde, o Presidente da República, José Maria Neves, visita esta quinta-feira, 10 de julho, às 16h00, a exposição “Atlântico Negro”, patente na residência do Embaixador do Brasil, em Achada de Santo António, na Cidade da Praia.José Maria Neves vai prestigiar e enaltecer a iniciativa que promove o intercâmbio cultural e valoriza a memória atlântica partilhada entre Cabo Verde e Brasil.
A mostra, que esteve inicialmente prevista para o dia 5 de julho, deverá contar com a presença do Corpo Diplomático acreditado no país e visa reforçar os laços culturais e históricos entre Cabo Verde e Brasil. Reaberta ao público no passado dia 6 de julho, em edição especial, esta é a segunda apresentação da exposição em 2025. Trata-se de uma parceria entre a Embaixada do Brasil e a Presidência da República, que presta homenagem à resiliência, beleza e esperança vividas pelas mulheres cabo-verdianas.
Com curadoria da escritora cabo-verdiana Érica de Brito Silva, residente em Londres, a exposição reúne obras da artista brasileira Cida Lima e do cabo-verdiano Amadeo Carvalho. O diálogo entre imagem e palavra conduz o visitante por uma narrativa visual e poética que rompe estereótipos e celebra a dignidade, alegria e força do feminino como ato de resistência.
“Atlântico Negro”, explica em nota de imprensa a embaixada do Brasil, propõe uma reflexão estética e sensível sobre o papel da mulher cabo-verdiana na sociedade, abordando temas como memória, identidade e resistência, promovendo a expressão artística como meio de diálogo e consciência social.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.