
O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, visitou ontem, 25, a histórica Cidade Velha, berço da nação cabo-verdiana e Património Mundial da UNESCO, no âmbito de uma missão oficial de três dias a Cabo Verde com o objetivo de estreitar os laços de cooperação entre os dois territórios.
A delegação portuguesa, que chegou ao arquipélago no domingo, foi recebida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Augusto Veiga, numa visita que simboliza o aprofundamento das relações bilaterais entre Loulé e Cabo Verde.
Durante a visita ao sítio histórico, o presidente Vítor Aleixo e a sua equipa percorreram os principais pontos de interesse patrimonial, acompanhados pelo Ministro Augusto Veiga, pela presidente do Instituto do Património Cultural e pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira.
O roteiro incluiu o Forte Real de São Filipe, as obras em curso no Complexo da Misericórdia, a emblemática Rua da Banana, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o histórico Pelourinho, símbolos da rica herança histórica cabo-verdiana.
O presidente da câmara algarvia teve oportunidade de constatar de perto o trabalho desenvolvido pelo Estado cabo-verdiano para a valorização e preservação deste importante património da humanidade.
Esta visita de cortesia insere-se numa estratégia mais ampla de cooperação entre Loulé e Cabo Verde, potenciada pela forte presença da comunidade cabo-verdiana no concelho algarvio e pelo rico legado histórico-cultural partilhado.
A missão de três dias da delegação de Loulé prevê ainda a visita a outros pontos de interesse histórico-cultural na ilha de Santiago, bem como o conhecimento de projetos e programas em desenvolvimento no arquipélago.
Esta iniciativa surge na sequência da participação de Cabo Verde como país homenageado na 21ª edição do Festival Med, realizada em Loulé em junho deste ano, no quadro das celebrações dos 50 anos de Independência de Cabo Verde.
A visita representa o fortalecimento dos laços de amizade e cooperação entre os dois territórios, consolidando uma parceria que se tem revelado mutuamente enriquecedora nos domínios cultural, histórico e social.













































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.