
Os jornalistas Deolinda Freire, Sheila Ribeiro e José Mário Correia são os vencedores da primeira edição do Prémio Nacional de Jornalismo em Proteção Social. O anúncio foi feito na tarde de ontem, 15, no Tech Park, durante uma conferência enquadrada nas celebrações do Dia Nacional da Segurança Socia, sob o lema “Proteção Social em 50 Anos de Independência – Conquistas e Desafios”.
Deolinda Reis, da Televisão de Cabo Verde (TCV), venceu na categoria Televisão, Sheila Ribeiro, do Jornal Expresso das Ilhas, arrecadou o troféu na categoria Imprensa Escrita/Web, e José Mário Correia, da Rádio Alfa, na categoria Rádio. Os jornalistas galardoados receberam, para além de um troféu e de um diploma, um valor monetário de 300 mil escudos.
O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, o secretário de Estado Adjunto Lourenço Lopes, e o presidente do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), Mário Fernandes, fizeram a entrega dos prémios. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), do Centro Nacional de Prestações Sociais (CNPS) da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), através do Projeto ACTION/Portugal, coordenador geral do Prémio.
O prémio contempla trabalhos realizados no período janeiro a dezembro 2024, nas categorias Rádio, Televisão, Imprensa e Web Jornalismo. A distinção, segundo o comunicado do INPS, visa reconhecer o mérito de trabalhos jornalísticos que abordam, com rigor e sensibilidade, temáticas ligadas ao regime contributivo e não contributivo da proteção social em Cabo Verde, contribuindo para a promoção da literacia social, o reforço da cidadania e a valorização dos direitos sociais.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.