Terça-feira, 02 Setembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Prémio Candango de Literatura: já são conhecidos os classificados

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), confirmou que destas, 168 são livros independentes e 1853 publicados por editoras, concorrendo nas categorias Capa (300 obras), Iniciativa de Incentivo à Leitura (60), Livro de Contos (310), Livro de Poesia (718), Prémio Brasília (80), Projeto Gráfico (117) e Romance (495).

O Brasil lidera com 1988 trabalhos, segue-se Portugal com 41 obras, Angola com 19, Moçambique com 17 e Cabo Verde com quatro. Os Estados Unidos apresentam três obras, a Suíça duas, enquanto São Tomé e Príncipe, Colômbia, Países Baixos, Uruguai, França e Itália contribuem cada um com uma obra. Segundo a Secec-DF, esta diversidade geográfica evidencia o papel do prémio como ponte entre culturas e territórios de expressão lusófona e reafirma a escrita como património vivo da língua portuguesa.

De acordo com a mesma fonte, cerca de três mil inscrições foram submetidas, mas nem todas seguiram em frente. Algumas obras foram desclassificadas por desenquadramento nas categorias, ausência de comprovação de versão impressa ou por não cumprirem o critério de publicação em 2024. A organização promete reforçar a divulgação das orientações nas próximas edições.

Premiação e contrapartidas

O mesmo comunicado destaca que o prémio de 195 mil reais será distribuído por três eixos: Literário (Romance, Contos, Poesia e Prémio Brasília, totalizando 140 mil reais), Editorial (Capa e Projeto Gráfico, 20 mil reais cada) e Iniciativas Pedagógicas (Incentivo à Leitura, 15 mil reais). Como contrapartida, os vencedores das categorias literárias e editoriais deverão doar 20 exemplares das suas obras para bibliotecas públicas do Distrito Federal. Os premiados na categoria incentivo à leitura oferecerão atividade formativa online com duração mínima de quatro horas.

Histórico da edição anterior

Na primeira edição, realizada em 2022, o prémio distribuiu 174 mil reais por oito categorias. Entre os vencedores destacaram-se Marcílio Godoi (Romance), Alexei Bueno (Poesia), João Anzanello Carrascoza (Contos) e Alexandre Pilati (Prémio Brasília).

O Prémio Candango de Literatura resulta da parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e o Instituto Casa de Autores, selecionado por processo público. A cerimónia de premiação está marcada para 31 de outubro, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília.

A curadoria está a cargo de João Anzanello Carrascoza, referência na literatura brasileira contemporânea, sob coordenação do escritor e jornalista Maurício Melo Júnior. O processo de seleção conta com 45 jurados: 30 na etapa inicial e 15 na fase final.

SALWEB.cv

A medida expande o acesso ao subsídio de doença, antes restrito a crianças até seis meses, para incluir menores até 12 anos de idade.

A ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, destacou que essa iniciativa fortalece o apoio às famílias, e assegura que os responsáveis possam prestar assistência a filhos hospitalizados sem recorrer a licenças não remuneradas ou afastamentos sem vencimento.

“A Constituição garante a proteção das crianças pela família, sociedade e autoridades públicas. Agora, estendemos esse suporte até aos 12 anos, visto que já existem condições para viabilizar esse financiamento”, explicou a ministra.

Energia renovável na ilha de Santiago

Além desta decisão, o Conselho de Ministros autorizou a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS) a lançar um concurso público internacional para implementar um projeto de energia renovável na ilha de Santiago.

Financiado através da conversão de dívida pública acordada com Portugal, o projeto, avaliado em cerca de quatro milhões de euros, reforçará a produção de energia fotovoltaica para a mobilização de água.

Estima-se que 140 mil habitantes sejam beneficiados, com a instalação de sistemas solares em 38 furos de água e 18 estações de bombagem, além da criação de um centro operacional de comando.

Novo Código de Processo Administrativo

Outra deliberação importante foi a aprovação do novo Código de Processo Administrativo, que visa garantir maior proteção aos cidadãos nas relações com a administração pública. Esse código possibilitará que os cidadãos recorram aos tribunais para contestar decisões administrativas e solicitar medidas cautelares quando necessário.

Nova Delegação da IGT na Boa Vista

O Governo também aprovou a criação de uma nova delegação da Inspeção-geral do Trabalho na ilha da Boa Vista. A iniciativa responde à necessidade de fiscalização mais próxima das condições laborais na ilha, considerando sua relevância económica e o impacto do turismo, principal empregador local. Até então, a fiscalização do trabalho na Boa Vista era gerida a partir da delegação do Sal.

A ministra acrescentou ainda que, o governo ajusta suas medidas conforme a realidade e as capacidades do país. “Boa Vista é um polo importante no contexto socioeconómico e no turismo, e a instalação dessa sede permitirá um atendimento mais rápido e eficiente para a população em questões laborais”, afirmou Janine Lélis.

Fonte: Inforpress

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua