
A Câmara Municipal da Praia (CMP), a Associação Impact CV e a Águas de Santiago (AdS) assinaram esta segunda-feira, 19 de janeiro, um protocolo de parceria tripartido que visa o abastecimento de água e ligações domiciliares na zona de Alto da Glória, beneficiando cerca de 200 famílias.
O projeto “Água agora: transformando vidas” conta com o financiamento da Communauté d’Agglomération de Hénin-Carvin e da Agence de l’Eau Artois-Picardie, entidades francesas de cooperação internacional que apoiam iniciativas de desenvolvimento local e inclusão social.
O vereador do Pelouro de Desenvolvimento Urbano da Autarquia, Ricardo Fidalgo, sublinhou que a água canalizada é um dos maiores problemas dos bairros periféricos da Praia.
“É um dia muito grande para uma comunidade que está na zona periférica de praia e enfrenta um problema de água. Este problema, é terrível aqui em Cabo Verde, sobretudo para situações como à seca, falta de chuva, riscos de desertificação. A água é muito importante tendo em conta que ajuda a ter melhor qualidade de vida e combate a insegurança alimentar”, afirmou Ricardo Fidalgo.
Além da ligação da rede de água no bairro Alto da Glória, foi identificada uma outra área na qual a Câmara vai intervir em parceria com a Associação Impact Cabo Verde.
“No Alto da Glória, para além daquela questão, identificamos também, por exemplo, questão de habitação, casa de banho, rede de esgoto, que numa segunda fase do projeto também será abordada”, prometeu o vereador.
O presidente da Associação Impact Cabo Verde, Vladimir Borges, realçou a importância do projeto para as pessoas do bairro Alto da Glória e prometeu estender a ação da associação às necessidades mais prementes da população.
“Para nós é um projeto muito positivo e concreto que vai ajudar 200 famílias de um bairro da Praia. Um projeto concreto que, no fim, resulta em ter acesso à água e também inclui um estudo para ver que solução implementar na questão de casa de banho e, se possível, para a rede de esgoto”, declarou.
A Associação Impact Cabo Verde é uma organização não-governamental integrada por cabo-verdianos residentes em França que tem angariado fundos para ajudar as autarquias cabo-verdianas a desenvolverem projetos nos mais variados domínios.
Inserido num bairro informal, o programa assume uma relevância acrescida, evidenciando o compromisso das instituições envolvidas com a melhoria das condições de vida das populações mais vulneráveis.












































