
O Presidente da República afirmou, ontem, na cidade do Mindelo, que a decisão dos Estados Unidos da América de incluir Cabo Verde na lista de países sujeitos a restrições de vistos de imigração é um ato soberano que deve ser respeitado. Contudo, sublinhou o Chefe de Estado, é necessário que as autoridades nacionais salvaguardarem os interesses da Diáspora Cabo-Verdiana.
José Maria Neves falava à margem de um debate com jovens, realizado no âmbito da Semana da República, reagindo à recente medida adotada pelas autoridades norte-americanas. Segundo o Chefe de Estado, Cabo Verde deve “fazer o trabalho de casa”, no sentido de influenciar para que a comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos seja devidamente considerada e respeitada.
O PR recordou, a propósito, a relação histórica entre Cabo Verde e os Estados Unidos, destacando o contributo relevante da comunidade cabo-verdiana para o crescimento e desenvolvimento daquele país.
Refira-se que o Departamento de Estado dos Estados Unidos comunicou a suspensão, por tempo indeterminado, da emissão de Vistos de Imigrante (IV) para 75 países, incluindo Cabo Verde, com efeitos a partir de 21 de janeiro de 2026. No entanto, as entrevistas para vistos de imigrante continuarão a realizar-se conforme previamente agendado.
Calendário Eleitoral 2026
Questionado sobre o calendário eleitoral deste ano, José Maria Neves confirmou que as eleições legislativas terão de acontecer entre 19 de abril e 19 de junho, em conformidade com o intervalo estabelecido pela Constituição da República. O Chefe de Estado garantiu ainda que, antes de tomar qualquer decisão, irá proceder à auscultação dos partidos políticos, reunir o Conselho da República e ouvir personalidades e representantes da sociedade civil.
O Mais Alto Magistrado da Nação advertiu ainda que as campanhas eleitorais devem constituir espaços de debate sério, responsável e esclarecedor, apelando à população para que faça escolhas conscientes e informadas.












































