Quinta-feira, 14 Agosto 2025

Freskinhe Freskinhe

Porto Novo, Ribeira Brava e Tarrafal de São Nicolau na lista dos municípios em estado de calamidade

Além de São Vicente, o Governo de Cabo Verde declarou situação de calamidade nos municípios de Porto Novo (ilha de Santo Antão), Ribeira Brava e Tarrafal (ilha de São Nicolau), hoje, 13, devido aos danos provocados pela onda tropical nessas três ilhas. A Resolução foi aprovada em Conselho de Ministros no dia 11 de agosto de 2025 e publicada no Boletim Oficial n.º 74, I Série, de 12 de agosto de 2025.

SALWEB.cv

A situação de calamidade terá a duração inicial de seis meses, podendo ser prorrogada caso se justifique. “A intensa precipitação registada num curto espaço de tempo causou enxurradas, inundações, derrocadas e deslizamentos de terras.

Os estragos incluem a destruição de habitações, estabelecimentos comerciais, património privado, estradas, redes de água e saneamento, canais de drenagem e outras infraestruturas essenciais. Muitas famílias ficaram desalojadas e em situação de extrema vulnerabilidade”, lê-se numa nota do Governo.

Segundo uma nota do Governo, a gravidade da situação exige intervenções urgentes para repor as condições de vida, mobilidade e acessibilidade das populações afetadas. O executivo determinou a mobilização imediata de recursos humanos, logísticos e financeiros, ativou o Fundo Nacional de Emergência e vai solicitar apoio a parceiros internacionais para ações de emergência, reconstrução e reforço da resiliência.

Nos próximos dias, São Nicolau vai receber a visita do Ministro das Infraestruturas, Ordenamento de Território e Habitação, Victor Coutinho, para avaliar o nível dos estragos causados pelas chuvas na ilha.

Em Ribeira Brava, o presidente da Câmara Municipal, Nilton Monteiro, confirma que os estragos se concentram sobretudo nas estradas. A estrada que liga Alunga a Carriçal encontra-se obstruída, impossibilitando o acesso de pessoas e viaturas. A aldeia piscatória de Carriçal apresenta uma situação mais crítica, uma vez que as pessoas só podem deslocar-se daquela localidade através de embarcações.

A Câmara Municipal do Tarrafal informou, por meio das suas redes sociais, informa que a cidade foi severamente afetada pelas chuvas intensas acompanhadas de trovoadas e relâmpagos, que resultaram em inundações e enxurradas em várias artérias urbanas.

Segundo o presidente do município de Tarrafal, Neivo Araújo, as localidades de Praia Branca, Ribeira Prata, Fragata e Hortelã enfrentam dificuldades significativas de acesso e mobilidade, além de registarem prejuízos materiais e perdas de animais. Verificam-se ainda constrangimentos no acesso à Central Elétrica de Cacimba.

Em Santo Antão, as localidades de Ribeira da Cruz e Chã de Norte, que abrigam mais de 300 famílias, encontra-se em situação de isolamento. A situação foi verificada hoje, pelo Ministro das Infraestruturas, Ordenamento de Território e Habitação, Victor Coutinho, acompanhado pela presidente da Câmara Municipal de Porto Novo, Elisa Pinheiro.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua