Terça-feira, 02 Dezembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Porto Novo: Autarquia finaliza projeto da via de acesso à Casa de Meio

A Câmara Municipal do Porto Novo informou hoje, 28, ter concluído o projeto de construção da estrada municipal de acesso à Casa de Meio, no interior do município, uma infraestrutura orçada em cerca de 28 mil contos. O anúncio surge precisamente no dia em que o Governo, através da empresa Estradas de Cabo Verde, declarou o início das obras na mesma via.

SALWEB.cv

Através de uma nota oficial, a autarquia reafirmou o seu “compromisso com a modernização e o desenvolvimento sustentável da Casa de Meio” e esclareceu que o projeto foi finalizado pelo Gabinete Técnico Municipal do Porto Novo em julho deste ano, tendo o dossier completo sido submetido a vários parceiros para financiamento, incluindo o próprio Governo.

O projeto municipal visa a construção de “uma estrada de acesso segura e funcional, que conecte a comunidade de Casa de Meio à via principal que liga a cidade ao interior do município”, segundo a câmara.

A empresa Estradas de Cabo Verde anunciou que está a mobilizar equipamentos para iniciar as obras, e prevê  concluir a construção em dois meses. Através de uma placa indicativa, a empresa informou que a obra está inserida no programa de reparação dos estragos nas estradas municipais do Porto Novo afetadas pela tempestade Erin.

O programa de reparação dos estragos nas estradas rurais no município está estimado em 16 mil contos, segundo o plano de emergência aprovado recentemente pelo Governo. A Câmara Municipal do Porto Novo sublinhou que se está perante “um projeto estratégico e fundamental” para a consolidação do desenvolvimento da Casa de Meio, uma infraestrutura reivindicada há cerca de 30 anos pela comunidade.

A autarquia realçou que a construção da estrada trará benefícios significativos para a região, ao facilitar a circulação de pessoas, bens e serviços, reduzir os custos e o tempo de transporte da produção agrícola e promover a inclusão social e o desenvolvimento económico local. A nova via deverá ainda melhorar a qualidade de vida da população, valorizar os investimentos já realizados na agricultura sustentável e na transformação agroalimentar, impulsionar o turismo local com mais conforto e segurança e estimular o surgimento de uma nova centralidade urbana.

A comunidade agrícola de Casa de Meio é hoje reconhecida como uma referência em práticas agrogeológicas e inovação rural em Santo Antão. A localidade conta com investimentos significativos em sistemas de rega eficiente, bombagem solar, experiências agroflorestais e transformação agroalimentar, que pretende gerar emprego, fixar jovens e promover o empoderamento das mulheres. 

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua