Sábado, 26 Julho 2025

Freskinhe Freskinhe

População de Achada Grande Frente beneficia de feira de saúde

Termina hoje, 24, a feira de saúde que decorre deste o dia 21 deste mês, na comunidade de Achada Grande Frende, cidade da Praia, com participação de médicos voluntários especialistas em clínica geral dos Estados Unidos da América. Em quatro dias, atenderam mais de mil pessoas por dia, com consultas gratuitas. A iniciativa contou com o apoio do Ministério da Saúde de Cabo Verde.

SALWEB.cv

O responsável pela organização desta iniciativa, Luiz Nunes, afirma que a feira registou grande adesão da população local, gerando impacto positivo na saúde pública. “Atendemos quase mil pessoas por dia, e hoje vai ultrapassar esse número. As pessoas chegam às 5horas da manhã para conseguir vaga. Atendemos com enorme prazer e estamos satisfeitos por poder trazer alento àqueles que necessitam”, declarou Nunes. 

A ideia, disse ainda o mentor desta iniciativa de saúde, é alargar o projeto a outras zonas da capital do país, recebendo sempre um atendimento clínico humanizado. “Estão nesta feira pessoas que há muito tempo esperam pelo atendimento do hospital público, e cuidamos delas com carinho e amor”, afirma Luiz Nunes. 

Em entrevista à Record Cabo Verde, Maria Varela, que foi atendida pela missão médica norte-americana, relatou que aguarda há dois anos por uma consulta de oftalmologia no hospital público da cidade da Praia.  “Sofro de problemas de visão, tensão alta e diabetes. O médico disse-me para marcar uma consulta de oftalmologia, marquei no Hospital Universitário Agostinho Neto, mas até agora não consegui. Chegando aqui na feira, já recebi atendimento, já estou a utilizar óculos e sinto-me melhor”, testemunhou.

Ágada Pires, outra cidadã atendida na feira, lamenta as condições de saúde do país, e classifica a iniciativa como “uma bênção”, principalmente para aqueles que têm menos condições financeiras”. Clementina Gonçalves, também beneficiada pela feira de saúde, exalta o tratamento e a qualidade de atendimento médico dos profissionais.

“Atendem-nos com toda a atenção e carinho, estes são os primeiros medicamentos que nos dão, afeto. Fazem uma análise completa que nos faz sentir bem. Assim como recebemos este tratamento, queremos que voltem sempre e beneficiem outras localidades que também precisam de apoio”, declarou 

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua