
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou esta quarta feira, 4, que a expansão e modernização do aeródromo de São Filipe, incluindo a iluminação da pista, visam reforçar a mobilidade aérea, a segurança e o desenvolvimento sustentável da ilha do Fogo e do país.
O chefe do Governo indicou que se trata de um investimento global de 8,8 milhões de euros, aplicado na modernização do terminal, melhoria das infraestruturas, iluminação da pista e implementação de projetos ambientais, alguns já em execução.
Segundo Ulisses Correia e Silva, estas intervenções são fundamentais para garantir a sustentabilidade aeroportuária, do ponto de vista climático e ambiental, e permitem dotar a ilha de instalações modernas, seguras e funcionais, melhorando a qualidade do serviço prestado a passageiros, residentes, diáspora e turistas.
A iluminação da pista permitirá alargar a programação dos voos e assegurar operações de emergência, como evacuações médicas, até agora condicionadas ao período diurno. No entanto, a realização de voos noturnos dependerá da certificação da aviação civil, processo que se encontra em curso.
Na semana passada foram realizados testes técnicos por uma aeronave especializada, estando o relatório a ser integrado no processo a submeter à autoridade competente, que dispõe de um prazo de 60 dias para a certificação. Até lá, está a ser equacionada a realização de voos teste noturnos com aeronaves militares.
O primeiro-ministro destacou ainda a parceria com a Câmara Municipal de São Filipe, nomeadamente na instalação de iluminação pública LED na via de acesso ao aeródromo, reforçando a segurança e a eficiência energética, e reafirmou o compromisso do Governo com o desenvolvimento sustentável e inclusivo da ilha do Fogo.












































