
Um jovem de 20 anos, que prestava serviço militar em São Vicente, foi detido no dia 30 de dezembro pela Polícia Judiciária, suspeito de envolvimento em crimes de homicídio agravado e tentativa de homicídio na cidade da Praia. A detenção resulta da continuação da operação policial realizada no Bairro do Brasil, em Achada de Santo António, no dia 20 de dezembro.
O suspeito, natural de Nossa Senhora da Graça e com residência anterior em Achada Mato, município da Praia, encontrava-se no Comando da Primeira Região Militar quando foi localizado pela Secção de Investigação de Crimes Contra Pessoas da PJ. Segundo a mesma fonte, as Forças Armadas colocaram o indivíduo na disponibilidade (dispensa), retirando-lhe a condição de militar, o que permitiu a execução do mandado de detenção.
A operação inicial, coordenada pela Direção Central de Investigação Criminal, visou um grupo alegadamente responsável por vários crimes violentos em Achada de Santo António, incluindo o homicídio de um menor de 16 anos ocorrido em março do ano transato. A detenção em São Vicente contou com a colaboração do Departamento de Investigação Criminal do Mindelo e das Forças Armadas.
Presente ao primeiro interrogatório judicial, o Tribunal decretou prisão preventiva para o arguido, à semelhança dos três suspeitos detidos anteriormente na Praia. Com esta detenção, somam-se nove arguidos em prisão preventiva desde o dia 20 de dezembro.
O grupo é suspeito de pertencer a uma quadrilha ou bando, acusado da prática de homicídio agravado e tentativa de homicídio, posse ilegal de armas e tráfico de estupefacientes de alto e menor risco. Todos os detidos aguardam agora os ulteriores trâmites processuais sob medida de coação de prisão preventiva.












































