
O Presidente da República, José Maria Neves, destacou esta segunda-feira, 7, as qualidades de coragem, ousadia, inteligência e generosidade que marcaram a liderança de Pedro Pires em momentos decisivos da história do país. Palavras proferidas pelo Chefe de Estado durante a cerimónia de atribuição do grau de Doutor Honoris Causa ao Comandante Pedro Verona Rodrigues Pires, pela Universidade do Mindelo.
A distinção aconteceu precisamente cinquenta anos após a apresentação oficial do primeiro Governo da República de Cabo Verde, liderado por Pedro Pires, no mesmo local, o Palácio do Povo, em São Vicente. “Temos o dever de memória e de gratidão por tudo o que representou e continua a representar para a independência, a democracia e o desenvolvimento de Cabo Verde”, afirmou José Maria Neves, sublinhando o valor do exemplo de Pires como fonte de inspiração num mundo atravessado por crises e pelo recuo do multilateralismo.
Pedro Pires agradeceu a distinção e, lançando um olhar retrospectivo sobre o seu percurso político e pessoal, profundamente entrelaçado com a história de Cabo Verde, destacou os princípios da verdade e da lealdade como fundamentos essenciais da luta pela independência e da sua governação, fatores que, segundo o próprio, permitiram conquistar a confiança do povo cabo-verdiano.
Já o elogio académico foi proferido pelo Professor António Sampaio da Nóvoa, para quem “falar de desenvolvimento, da democracia em Cabo Verde é reconhecer o imenso papel do comandante Pedro Pires”. Ademais, “ o Comandante Pedro Pires é o rosto da luta contra o colonialismo”, disse Sampaio da Nóvoa, que também entende que “a vitória na luta pela independência foi decisiva também para os portugueses, pois nela está grande parte da origem da Revolução dos Cravos, dia maior da liberdade de Portugal”.
A distinção feita a Pedro Pires pela Uni-Mindelo, enquadrada nas celebrações do cinquentenário da independência de Cabo Verde, foi apadrinhada pelo advogado e escritor Germano Almeida, que vê no antigo Presidente da República e primeiro-ministro “um dos símbolos da independência nacional e não é exagero dizer que ele está na origem da revolução que vem acontecendo no país desde 1975”.
“Pedro Pires merece estar consagrado por direito entre os melhores filhos do nosso povo não por qualquer privilégio particular, mas antes pela abnegação, pela entrega e pela e desinteressada aos interesses do povo de Cabo Verde”, declarou ainda Germano Almeida.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.