
O secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, discursa hoje, 9, no Horasis Global Summit 2025, que decorre na Universidade de São Paulo, no Brasil. O governante cabo-verdiano, que é um dos oradores do painel “Co-Criando Soluções para Desafios Globais”, falará sobre o papel de Cabo Verde como nação digital em construção e o impacto da estratégia da economia digital na criação de novas oportunidades de investimento, inclusão e valorização do talento jovem.
Reconhecido como uma das mais prestigiadas plataformas internacionais de diálogo estratégico, e frequentemente apelidado de “o novo Davos” — o Horasis Global Summit reúne líderes políticos, empresariais, académicos e inovadores de mais de 80 países, para debater as grandes transformações económicas, tecnológicas e sociais que moldam o futuro global.
Sob o tema “Harnessing the Power of Cooperation” (Aproveitar o poder da cooperação), a edição deste ano apresenta como oradores governadores, ministros, executivos de grandes multinacionais, líderes de think tanks e empreendedores sociais, os quais refletem o caráter multidisciplinar e visionário do encontro.
Cabo Verde tem participado ativamente em edições anteriores do Horasis, nomeadamente na edição realizada em Cascais, Portugal, onde o Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, foi orador principal, reforçando o compromisso do Governo com a diplomacia económica e o posicionamento internacional do país enquanto plataforma de diálogo e inovação no Atlântico. Desta vez, será o secretário de Estado da Economia Digital a representar o nosso país, integrando o painel em que se discutirá o futuro da inteligência artificial, da economia digital e da cooperação tecnológica.
“A inovação cooperativa, impulsionada pela co-criação, oferece soluções poderosas para desafios globais urgentes. A colaboração de código aberto desempenha um papel fundamental ao possibilitar a resolução de problemas de forma rápida e eficaz em escala global”, escreve a organização da Global Summit 2025 sobre o painel durante o qual os oradores serão desafiados a responder às seguintes perguntas: Como podem os direitos de propriedade intelectual ser equilibrados com a necessidade de colaboração aberta na inovação? Que exemplos bem-sucedidos de inovação cooperativa podem servir como modelos para iniciativas futuras?
Pedro Lopes participa ainda no painel intitulado “A Inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho no Sul Global”, onde abordará como as novas tecnologias podem impulsionar a prosperidade partilhada, reduzir desigualdades e preparar os jovens africanos para as profissões do futuro, através da capacitação digital e da inovação inclusiva.
Para além da participação no Horasis Global Summit, Pedro Lopes aproveitará a missão oficial ao Brasil para visitar hubs de inovação, centros de formação de talentos digitais e reunir-se com parceiros estratégicos do setor tecnológico, com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais entre Cabo Verde e o Brasil nas áreas da economia digital e das tecnologias emergentes.













































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.