Sexta-feira, 25 Julho 2025

Freskinhe Freskinhe

PCA da NOSi defende investimento em tecnologia para prevenção de catástrofes

O Presidente do Conselho de Administração da NOSi, Carlos Tavares Pina, defende que o Governo de Cabo Verde deve reservar parte do seu orçamento para investir em tecnologia – Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS), como forma de prevenir catástrofes naturais e garantir a cibersegurança nacional. A declaração foi feita recentemente durante a Conferência de Alto Nível sobre tecnologia GNSS, promovida pelo Escritório Conjunto do Programa SatNav África, em parceria com o Ministério da Economia Digital.

SALWEB.cv

Carlos Pina defende uma visão mais integrada de África, com políticas públicas bem definidas para os desafios continentais. Quanto ao financiamento de infraestruturas digitais, Tavares Pina foi categórico, “não é possível atrair investimentos se não houver um alinhamento institucional estratégico dentro de cada país e de cada continente”.

Alertou ainda para a necessidade de “reforçar a interconexão digital de África com o mundo” para garantir a sustentabilidade das infraestruturas digitais críticas e assegurar a soberania digital do continente africano. Como orador no painel “Investimento Público, Financiamento e Mobilização de Recursos para MHEWAS através da Tecnologia GNSS”, o PCA da NOSI sublinhou a importância desta tecnologia para o país.

“A tecnologia GNSS devidamente alinhada com as infraestruturas terrestres digitais é fundamental para Cabo Verde no processo de recolha de dados, tratamento e prevenção precoce de catástrofes”, afirmou, justificando a localização geográfica do país e as suas características como “vulnerabilidade natural”.

Com foco central no tema “Aproveitando a Tecnologia GNSS para o Reforço dos Sistemas de Alerta Precoce de Riscos Múltiplos (MHEWAS) em África”, a conferência integra-se na estratégia de desenvolvimento digital de Cabo Verde, alinhada com a missão da NOSi, que hoje faz parte da Rede das Agências de Inovação em África.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua