
O Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, defendeu ontem, 11, uma maior proximidade entre o Estado e os empresários na definição das políticas públicas, durante a abertura das “Conversas de Fomento – A voz do sector privado no Orçamento Geral de Estado 2026”. O governante sublinhou que as empresas devem ser ouvidas para que o Orçamento de Estado para 2026 reflita as necessidades reais do tecido empresarial e contribua eficazmente para o crescimento económico do país.
Eurico Monteiro enfatizou que o Governo pretende criar uma relação de maior proximidade entre as autoridades e os destinatários principais dessas políticas públicas que são as empresas, e os empresários. O ministro alertou para o risco de as políticas públicas falharem quando são desligadas das necessidades e da realidade do sector empresarial.
“Quando ouvimos, é expectável que todas as informações, e as impressões sejam acolhidos e tenham um reflexo na alteração das políticas públicas”, declarou o ministro, garantindo que a consulta ao setor privado terá consequências práticas na construção do orçamento.
O responsável governamental reiterou ainda que, “muitas vezes, o Governo não cria certas políticas públicas, não por falta de vontade, mas por falta de elementos de informação de terreno”.
Eurico Monteiro identificou a burocracia como uma das principais preocupações dos empresários e considerou necessário que todas as entidades se sentem à mesma mesa para resolver estes constrangimentos. Ademais, garantiu que o Governo dará resposta às necessidades dos empresários e empreendedores cabo-verdianos.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.