
O Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) contempla uma política de incentivos para a prestação do Serviço Militar Obrigatório, que inclui a introdução de um suplemento complementar para os praças e aumentos substanciais nas compensações financeiras dos militares. O anúncio foi feito pela ministra da Defesa, Janine Lélis, durante a cerimónia de Juramento à Bandeira de 289 recrutas da segunda incorporação de 2025, que decorreu no domingo, 16, em São Vicente.
Segundo a governante, o Governo aprovou o aumento da compensação financeira dos militares, com a atribuição de 100 milhões de escudos destinados a reconhecer e valorizar o esforço e a dedicação dos efetivos que desempenham funções na defesa e segurança nacionais.
Com as novas medidas, os vencimentos registam aumentos significativos. O recruta, que anteriormente recebia 1.360 escudos, passará a auferir 9.500 escudos. Já o soldado ou marinheiro verá o seu salário subir de 3.400 escudos para 14.250 escudos. O segundo cabo, por sua vez, passará de 5.950 escudos para 19 mil escudos.
A ministra revelou ainda que o OE2026 inclui verbas dedicadas exclusivamente à garantia de reparação e manutenção dos navios da Guarda Costeira e ao patrulhamento marítimo. Para este fim, foram acrescentados mais 85 milhões de escudos, perfazendo um total de 104.925 milhões de escudos. Para o patrulhamento aéreo e emergencial foi atribuída uma verba de 282 milhões de escudos.
Durante a intervenção, Janine Lélis sublinhou que as Forças Armadas têm como missão não apenas formar “bons soldados”, mas também preparar “melhores cidadãos para a vida”, instruindo-os com disciplina, respeito pela autoridade e pelo próximo, e ensinando-lhes responsabilidade, solidariedade e valores que considera pilares fundamentais para a vida.
Os 289 recrutas da segunda incorporação de 2025, dos quais nove são mulheres, prestaram o Juramento à Bandeira após nove semanas de instrução. Durante o período de formação, os recrutas participaram em diversas atividades que incluíram treinos físicos intensivos e instruções de Ordem Unida, com destaque para o treino da fórmula do Juramento à Bandeira e o Grito do Batalhão.












































