Sexta-feira, 25 Julho 2025

Freskinhe Freskinhe

Número de bolsas de estudo duplicou em oito anos e beneficia mais de 3.500 estudantes, diz ME

O número de bolsas de estudo atribuídas pelo Governo de Cabo Verde registou uma tendência crescente nos últimos oito anos, passando de 679 no ano letivo 2017/2018 para 1.416 novas bolsas no ano letivo 2024/2025, disse o ministério da Educação no seu site na internet num comunicado em que também adianta que os dados da Ação Social Escolar indicam que os concursos nacionais e internacionais para atribuição de bolsas têm decorrido com normalidade e que já foram implementadas melhorias significativas nos regulamentos de atribuição.

SALWEB.cv

Atualmente, o Programa de Bolsas de Estudo apoia cerca de 3.560 estudantes do ensino superior, tanto nas universidades nacionais como em instituições estrangeiras, sobretudo em Portugal e no Brasil. Para o ano letivo 2024/2025, o Governo disponibilizou 1.300 novas bolsas para formação superior em Cabo Verde e 90 para formação no exterior, das quais 60 destinam-se a Portugal e 30 ao Brasil.

Para além destes destinos, estudantes cabo-verdianos continuam também a ser contemplados com apoios para estudar em países como Marrocos, Senegal e Rússia. O programa, financiado anualmente pelo Orçamento do Estado através da FICASE, representa um investimento público de cerca de 530 mil contos a fundo perdido para garantir acesso ao ensino superior e em apoiar a formação de quadros qualificados para o país.

O Concurso Nacional contempla igualmente a participação da Diáspora, reforçando o objetivo de alargar as oportunidades de formação para todos os jovens cabo-verdianos, independentemente da sua localização.

Fonte: Ministério da Educação

 

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua