
Três delegadas de saúde e uma diretora de comunidade terapêutica tomaram posse esta quinta-feira, 27 de novembro, numa cerimónia presidida pelo ministro da Saúde, Jorge Figueiredo. Vera Marília Monteiro Rodrigues assume a delegacia dos Mosteiros, Manuela Santos Lima lidera a delegacia da ilha do Sal, Vanessa Rocha fica responsável por São Lourenço dos Órgãos e Fátima Lima passa a dirigir a Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha, em São Vicente.
Durante a cerimónia, o ministro da Saúde sublinhou a importância do momento e afirmou que as profissionais trabalharão para a organização dos serviços de saúde nas respetivas áreas, com o objetivo de prestar cuidados à população sob a sua responsabilidade.
Jorge Figueiredo destacou que a atividade das delegacias de saúde e da comunidade terapêutica não se resume apenas à prestação de cuidados de saúde, mas representa um processo de diplomacia e de ativação da multissetorialidade. “Tem que articular, movimentar, sensibilizar, mobilizar e cuidar com o objetivo de alcançar os objetivos preconizados”, reforçou o ministro.
Em nome dos empossados, a delegada de saúde da ilha do Sal, Manuela Santos, garantiu o compromisso com uma gestão transparente e eficiente, baseada em dados, boas práticas e responsabilidade pública. A responsável assumiu ainda o compromisso com a qualidade e humanização dos serviços de saúde, garantindo que cada cidadão seja tratado com dignidade e respeito.
Manuela Santos destacou também a valorização dos profissionais de saúde, através do investimento na formação contínua, nas condições de trabalho e no reconhecimento do desempenho. Referiu também o fortalecimento da rede de cuidados, com enfoque na prevenção, na saúde pública e na equidade territorial, e a cooperação com parceiros nacionais e internacionais, orientando políticas que beneficiem o país no médio e longo prazo.













































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.