
Os membros do Conselho Nacional de Medicamentos estão reunidos na cidade da Praia, desde ontem, 28, até amanhã, 30, para validação da proposta de atualização da lista nacional de medicamentos. Segundo o ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, a proposta de atualização incorpora mais de 300 novas formas farmacêuticas e mais de 500 dosagens, com enfoque nas necessidades pediátricas e doenças que mais afetam os cabo-verdianos.
“Vamos propor a introdução de mais de 300 novas formas farmacêuticas e mais de 500 novas dosagens. Este não é um número vazio ou friamente calculado, mas um número que deve ser próximo e humano pois, cada um desses medicamentos e cada uma dessas dosagens representa a possibilidade de um tratamento mais adequado, mais eficaz e mais acessível a todos”, afirmou o ministro Jorge Figueiredo em declarações ao site do governo de Cabo Verde.
Jorge Figueiredo defende que a nova proposta está profundamente ancorada nos dados epidemiológicos nacionais e nas boas práticas internacionais, além de indicar a introdução de novos medicamentos, no sentido de garantir maior acessibilidade dos utentes aos tratamentos. A revisão da Lista Nacional dos Medicamentos, segundo o comunicado do Ministério da Saúde, já vem sendo trabalhada desde 2022, pelo Comité Técnico Cientifico, sendo que a última LNM em vigor é de 2009.
De acordo com a mesma fonte, a atualização da lista dos novos medicamentos teve em conta as pessoas que vivem com doenças crónicas, pessoas hipertensas, diabéticas, pessoas que lutam contra o cancro, a tuberculose, o HIV, doenças renais, cuidados paliativos, as que enfrentam emergências médicas e que buscam ajuda para superar a dependência do álcool e de outras substâncias.
A consultora Edite Santos, explicou que foram introduzidas 298 novas moléculas, 343 formas farmacêuticas e 585 dosagens, com especial foco em medicamentos para doenças crónicas e tratamentos oncológicos.
O Conselho Nacional de Medicamentos é o órgão de acompanhamento do Serviço Nacional de saúde e de consulta do membro do Governo responsável pela área da saúde em matéria de formulação e de execução da Política Farmacêutica Nacional.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.