Quarta-feira, 30 Julho 2025

Freskinhe Freskinhe

Nova lista de medicamentos inclui mais de 300 formas farmacêuticas

Os membros do Conselho Nacional de Medicamentos estão reunidos na cidade da Praia, desde ontem, 28, até amanhã, 30, para validação da proposta de atualização da lista nacional de medicamentos. Segundo o ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, a proposta de atualização incorpora mais de 300 novas formas farmacêuticas e mais de 500 dosagens, com enfoque nas necessidades pediátricas e doenças que mais afetam os cabo-verdianos.

SALWEB.cv

“Vamos propor a introdução de mais de 300 novas formas farmacêuticas e mais de 500 novas dosagens. Este não é um número vazio ou friamente calculado, mas um número que deve ser próximo e humano pois, cada um desses medicamentos e cada uma dessas dosagens representa a possibilidade de um tratamento mais adequado, mais eficaz e mais acessível a todos”, afirmou o ministro Jorge Figueiredo em declarações ao site do governo de Cabo Verde. 

Jorge Figueiredo defende que a nova proposta está profundamente ancorada nos dados epidemiológicos nacionais e nas boas práticas internacionais, além de indicar a introdução de novos medicamentos, no sentido de garantir maior acessibilidade dos utentes aos tratamentos. A revisão da Lista Nacional dos Medicamentos, segundo o comunicado do Ministério da Saúde, já vem sendo trabalhada desde 2022, pelo Comité Técnico Cientifico, sendo que a última LNM em vigor é de 2009.

De acordo com a mesma fonte, a atualização da lista dos novos medicamentos teve em conta as pessoas que vivem com doenças crónicas, pessoas hipertensas, diabéticas, pessoas que lutam contra o cancro, a tuberculose, o HIV, doenças renais, cuidados paliativos, as que enfrentam emergências médicas e que buscam ajuda para superar a dependência do álcool e de outras substâncias.

A consultora Edite Santos, explicou que foram introduzidas 298 novas moléculas, 343 formas farmacêuticas e 585 dosagens, com especial foco em medicamentos para doenças crónicas e tratamentos oncológicos.

O Conselho Nacional de Medicamentos é o órgão de acompanhamento do Serviço Nacional de saúde e de consulta do membro do Governo responsável pela área da saúde em matéria de formulação e de execução da Política Farmacêutica Nacional.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua

Adicione aqui o texto do seu título