Segunda-feira, 28 Abril 2025

Freskinhe Freskinhe

Nova Associação dá voz às peixeiras do Sal

A ilha do Sal passa agora a contar com uma Associação de Peixeiras, uma iniciativa que visa unir, fortalecer e dar maior representatividade às mulheres que trabalham no setor da pesca. O projeto apoiado pelo Fundo de Apoio a Iniciativas Locais do Canadá e promovido pelo Projeto Biodiversidade, visa fortalecer o papel das mulheres na sociedade e nas atividades económicas, além de aumentar a resiliência das comunidades pesqueiras.

Segundo Gracelina Correia, presidente da nova associação, a criação da organização responde a uma antiga necessidade sentida pelas peixeiras, com foco na melhoria das suas condições de trabalho. “Queremos melhorar as condições de vida das peixeiras, porque elas são pouco valorizadas”, destaca Gracelina Correia.

Por seu turno, a representante do Projeto Biodiversidade, Anice Lopes, explica que a iniciativa começou a ser desenvolvida no início de 2021, após anos de trabalho próximo às mulheres do setor. “Identificamos a necessidade de representatividade das mulheres na pesca. Elas precisavam de empoderamento nesta área”, afirma Anice Lopes.

A representante do Projeto Biodiversidade reforça ainda que a iniciativa pretende não só empoderar as mulheres peixeiras, mas também incentivá-las a explorar de forma sustentável e consciente as oportunidades económicas que o setor da pesca oferece.

O processo de criação da associação incluiu uma ação participativa que, em sintonia com as peixeiras, originou um plano de ação com atividades de capacitação e temas ligados à sustentabilidade da pesca. A expectativa é que a nova associação caminhe em conjunto com a já existente Associação de Pescadores do Sal e contribua para uma melhor gestão da pesca na ilha.

Fonte: TCSM

Tags

Partilhar esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
Um número, um nome, uma frase
Encostada à coluna