
O navio Liberdade, da CV Interilhas, que partiu esta manhã do Porto da Praia com destino à ilha do Fogo, teve de regressar cerca de uma hora após a partida, na sequência de uma avaria no gerador e durante a manobra de retorno a embarcação perdeu o controlo e acabou por embater numa pedra junto à Praia Negra, onde encalhou.
De acordo com informações avançadas por Aniceto Soares, diretor financeiro e administrativo da CV Interilhas, os 144 passageiros a bordo foram todos retirados em segurança e encontram-se na gare marítima da capital, onde aguardam novas informações sobre o reencaminhamento da viagem.
Os passageiros foram evacuados através de uma escada improvisada, com o apoio de uma equipa de mergulhadores destacada para o local com o objetivo de avaliar a situação e planear as intervenções necessárias para a remoção do navio.
“Neste momento, os técnicos já se encontram no terreno a avaliar a avaria, e posteriormente o navio será rebocado para o cais da Praia”, garantiu Aniceto Soares, sublinhando que ainda não há data definida para a próxima viagem.
Testemunhos do incidente
Dey Fernandes, um dos passageiros, relatou que foram informados pelo comandante durante a viagem sobre problemas no motor e da necessidade de regressar ao porto de origem. No entanto, ao aproximar-se da baía da Praia, o navio perdeu o controlo e embateu numa pedra, gerando momentos de tensão. “Houve algum pânico no início, mas os tripulantes prestaram apoio e conseguiram acalmar a situação”, contou.
Simone Andrade, também passageira, disse que ficou preocupada com o incidente, mas reforçou que todos estão bem e que aguardam informações sobre o reencaminhamento da viagem para a ilha do Fogo.
Logo após o encalhe, várias pessoas deslocaram-se ao local e começaram a circular nas redes sociais imagens e vídeos do navio encalhado.
Segundo incidente marítimo em menos de uma semana
Este é o segundo incidente marítimo registado em Cabo Verde no espaço de uma semana. Na segunda-feira passada, dia 14, o navio Nhô Padre Benjamim, da empresa VerdeLines, afundou-se ao largo da baía da Preguiça enquanto fazia a ligação entre as ilhas do Sal e São Nicolau.
Fonte: Inforpress
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.