Terça-feira, 09 Setembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Mundial 2026: Cabo Verde recebe Camarões em jogo pela liderança do grupo

O Estádio Nacional da Cidade da Praia será palco, hoje, 9,a partir das 15h00, de um dos jogos mais importantes da história do futebol cabo-verdiano. A seleção nacional recebe os Camarões na 8ª jornada do Grupo D de qualificação para o Mundial 2026, encontro que pode ser decisivo para o destino do nosso país na corrida para o apuramento.

SALWEB.cv

Cabo Verde entra em campo na liderança do grupo, com 16 pontos em sete jogos, seguido de muito perto pelos Camarões, que somam 15. A diferença de apenas um ponto torna o confronto desta tarde ainda mais emocionante, especialmente depois da vitória da Líbia sobre a Eswatini por 2-0, na segunda-feira, que deixou a seleção líbia com 14 pontos na terceira posição.

Os cenários para os Tubarões Azuis são claros: uma vitória reforça a liderança e deixa o país a um passo da histórica qualificação para uma fase final do Campeonato do Mundo. Já um empate mantém a seleção no topo da tabela, enquanto uma derrota entregaria a liderança aos Camarões.

A Federação Cabo-verdiana de Futebol confirmou, esta manhã, que os bilhetes para o jogo “encontram-se totalmente esgotados”, não havendo venda no Estádio Nacional. O interesse do público reflete a importância do encontro, com o Governo a conceder tolerância de ponto na ilha de Santiago para permitir maior mobilização no apoio à seleção nacional.

Parte da receita do jogo será destinada a apoiar famílias afetadas pela intempérie de 11 de agosto, em São Vicente, numa demonstração de solidariedade que marca este momento especial do futebol cabo-verdiano.

O selecionador nacional, Pedro Brito, conhecido como Bubista, mostrou-se confiante na antevisão do encontro, garantindo que Cabo Verde vai entrar “confiante e organizado” diante dos Camarões.

“Queremos ter uma equipa fresca fisicamente e preparada emocionalmente, porque será um jogo carregado de emoção. Este é mais um jogo dentro da caminhada, não o ponto final. Ainda restam três partidas, e temos de encarar esta com união e solidariedade dentro do grupo”, frisou Bubista.

Os Tubarões Azuis têm um histórico positivo em casa frente aos Camarões, com vitórias em 2012 e 2021, facto que alimenta o otimismo para tentar novo triunfo neste encontro decisivo.

Embora nada ficará definitivamente decidido no jogo de hoje quanto ao apuramento para o Mundial 2026, uma vitória cabo-verdiana seria um passo gigantesco rumo à qualificação. Cabo Verde terá ainda pela frente a deslocação à Líbia, na nona jornada, e terminará a qualificação com a receção à Eswatini.

Com três jornadas por disputar e seis pontos em jogo, hoje, às 15h00, no Estádio Nacional, Cabo Verde tem a oportunidade de escrever mais uma página dourada na história do seu futebol, perante um público que vai esgotar completamente o estádio em apoio aos Tubarões Azuis.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua