
A Seleção Nacional de Futebol já se encontra em Trípoli, na Líbia, onde vai disputar, esta quarta-feira, 8, o penúltimo jogo da fase de qualificação para o Mundial 2026. Uma vitória frente à equipa da casa garantirá aos Tubarões Azuis a inédita qualificação para a fase final do Campeonato do Mundo.
Antes da viagem, a equipa realizou, em Lisboa, um treino que ficou marcado pela visita de adeptos, que transmitiram boa energia e confiança ao grupo. A comitiva cabo-verdiana chegou ontem a Trípoli, após uma viagem de cerca de três horas, que decorreu dentro da normalidade, e já se encontra instalada no hotel. Esta terça-feira, os Tubarões Azuis realizam o treino de adaptação ao relvado no Estádio Internacional de Trípoli, palco do decisivo confronto.
Segundo a Federação Cabo-verdiana de Futebol, Cabo Verde pode garantir a qualificação neste jogo de duas formas: vencendo a Líbia ou empatando, desde que os Camarões não derrotem as Maurícias. Caso o apuramento não fique decidido nesta jornada, a Seleção Nacional terá ainda uma última oportunidade em casa, frente a Eswatini, para garantir a histórica qualificação.
O país lidera o Grupo D com 19 pontos, mais quatro do que os Camarões, e depende apenas de si próprio para alcançar o feito histórico. O destaque da FIFA não tardou: “A uma vitória de ser o segundo menor país a qualificar-se para uma Copa do Mundo FIFA”, lê-se na página oficial do organismo internacional, que sublinha o percurso notável dos cabo-verdianos sob o comando de Bubista.
Os 25 convocados por Bubista
Guarda-redes:
Bruno Varela (Al-Hazm, Arábia Saudita), Josimar Dias “Vozinha” (GD Chaves, Portugal) e Márcio da Rosa (Montana, Bulgária)
Defesas:
Edilson Borges “Diney” (Al Bataeh, EAU), Ianique Tavares “Stopira” (Torreense, Portugal), Kelvin Pires “Djack” (SJK, Finlândia), João Paulo Fernandes (FC Otelul, Roménia), Roberto Lopes “Pico” (Shamrock Rovers, Irlanda), Lopes Cabral (Estrela da Amadora, Portugal), Steven Moreira (Columbus Crew, EUA) e Wagner Pina (Trabzonspor, Turquia)
Médios:
Aílson Tavares (Beitar Jerusalem, Israel), Deroy Duarte (Ludogorets, Bulgária), Jair Semedo “Yannick” (Farense, Portugal), Heriberto Tavares (Maccabi Netanya, Israel), Jamiro Monteiro (Zwolle, Países Baixos), Laros Duarte (Puskás Akadémia FC, Hungria), Kevin Pina (FK Krasnodar, Rússia) e Telmo Arcanjo (Vitória SC, Portugal)
Avançados:
Dailon Livramento (Casa Pia, Portugal), Garry Rodrigues (Apollon Limassol, Chipre), Hélio Varela (Maccabi Tel Aviv, Israel), Nuno da Costa (Basaksehir, Turquia), Ryan Mendes (Igdir FK, Turquia) e Willy Semedo (Omonia, Chipre)













































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.