
Cabo Verde está a um passo de fazer história no futebol mundial. A seleção nacional defronta hoje, segunda-feira, 13, a equipa de Eswatini, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, em jogo da 10.ª e ultima jornada de qualificação africana para o Mundial 2026.
O encontro, marcado para as 15h00, é considerado decisivo para as aspirações cabo-verdianas. Depois do empate 3-3 frente à Líbia, na passada terça-feira, os Tubarões Azuis lideram o Grupo D com 20 pontos, seguidos pelos Camarões (18) e Líbia (15).
Uma vitória frente a Eswatini garantirá, pela primeira vez na história, a presença de Cabo Verde na fase final de um Campeonato do Mundo de Futebol, competição que em 2026 será disputada no Canadá, Estados Unidos e México. Reconhecendo a importância do momento, o Governo de Cabo Verde concedeu tolerância de ponto em todo o território nacional, permitindo que todos os cabo-verdianos possam apoiar a seleção e viver em conjunto este momento histórico.
Com uma jornada por disputar, Cabo Verde soma seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota, a melhor campanha de sempre do país numa fase de qualificação para o Mundial. Atrás da seleção cabo-verdiana seguem os Camarões, Líbia, Angola (11 pontos), Maurícias (5) e Eswatini (3).
De acordo com o novo formato de qualificação da Confederação Africana de Futebol (CAF), os 54 países africanos foram divididos em nove grupos de seis seleções (de A a I). Os vencedores de cada grupo qualificam-se automaticamente para o Mundial 2026, enquanto os quatro melhores segundos classificados disputarão uma final-four, da qual sairá a equipa que representará África numa repescagem intercontinental, podendo elevar para 10 o número de seleções africanas na competição.
Cabo Verde entra, assim, em campo motivado e confiante, com o apoio massivo do público nacional e a esperança de carimbar o passaporte para o primeiro Mundial da sua história.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.