Sexta-feira, 19 Dezembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Mundial 2026: Bubista chama 24 jogadores para a janela decisiva

O selecionador nacional de futebol, Pedro Brito “Bubista”, anunciou esta sexta-feira, 3, a lista de 24 convocados para as duas últimas jornadas do Grupo D de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026. Os “Tubarões Azuis” estão a um passo de fazerem história com a primeira qualificação de Cabo Verde para um Mundial.

SALWEB.cv

Cabo Verde inicia a reta final no dia 8 de outubro, quarta-feira, diante da Líbia, em Trípoli, no Estádio Internacional, pelas 15h00 locais (12h00 em Cabo Verde). Uma vitória garante a qualificação direta para o Mundial. A 10.ª e última jornada será disputada no dia 13 de outubro, no Estádio Nacional da Praia, contra a Eswatini, às 15h00, encerrando aquela que pode ser uma fase de qualificação histórica para Cabo Verde.

Cabo Verde lidera o Grupo D com 19 pontos, seguido dos Camarões com 15 pontos e da Líbia com 14 pontos, estando numa posição privilegiada para alcançar o maior feito da história do futebol cabo-verdiano.

Os convocados divulgados pelo selecionador são as seguintes:

Guarda-redes: Bruno Varela (Al-Hazm, Arábia Saudita), Josimar Dias “Vozinha” (GD Chaves, Portugal), Márcio da Rosa (Montana, Bulgária)

Defesas: Edilson Borges “Diney” (Al Bataeh, Emirados Árabes Unidos), Ianique Tavares “Stopira” (Torreense, Portugal), Kelvin Pires “Djack” (SJK, Finlândia), João Paulo Fernandes (FC Otelul, Roménia), Roberto Lopes “Pico” (Shamrock Rovers, Irlanda), Sidny Lopes Cabral (Estrela da Amadora, Portugal), Steven Moreira (Columbus Crew, EUA), Wagner Pina (Trabzonspor, Turquia)

Médios: Aílson Tavares (Beitar Jerusalem, Israel), Deroy Duarte (Ludogorets, Bulgária), Jair Semedo “Yannick” (Farense, Portugal), Heriberto Tavares (Maccabi Netanya, Israel), Jamiro Monteiro (Zwolle, Países Baixos), Laros Duarte (Puskás Akadémia FC, Hungria), Kevin Pina (FK Krasnodar, Rússia), Telmo Arcanjo (Vitória SC, Portugal)

Avançados: Dailon Livramento (Casa Pia, Portugal), Garry Rodrigues (Apollon Limassol, Chipre), Hélio Varela (Maccabi Tel Aviv, Israel), Nuno da Costa (Basaksehir, Turquia), Ryan Mendes (Igdir FK, Turquia), Willy Semedo (Omonia, Chipre)

O selecionador nacional destacou o momento especial que a seleção vive: “É um privilégio para os jogadores e para o staff fazer parte deste grupo, ter a possibilidade de estar na linha da frente com a possibilidade de fazer história para Cabo Verde.”

Bubista sublinhou ainda a  importância do fator mental nesta fase decisiva: “Neste tipo de jogos, o fator mental é extremamente importante. A equipa tem demonstrado bastante maturidade e tem sido consistente. Estamos há oito jogos sem perder e quatro jogos sem sofrer golos.”

O técnico cabo-verdiano mostrou-se confiante, mas realista: “Temos de ter tranquilidade, fazer o nosso trabalho bem, ter o máximo de responsabilidade e procurar a vitória. Tenho respeito pelo adversário, sei qual é a qualidade da Líbia, mas o nosso princípio é fazer sempre o nosso jogo em qualquer estádio.”

Bubista também elogiou a coesão do grupo: “O grupo tem sido bastante forte, bastante unido. A confiança na nossa equipa é total. Temos uma equipa bastante coesa, bastante unida.”

Sobre o impacto de uma eventual qualificação, Bubista afirmou: “É uma valorização para nós todos. O povo merece isso, porque somos um povo que tem de lutar sempre com dificuldades. Conseguir esta qualificação abre portas, principalmente para os jogadores mais jovens, para que sintam que se tiverem esse sonho, podem conseguir chegar lá. Cabo Verde pode ser pequenininho no mapa, mas tem sido gigante no mundo do futebol.”

Está prevista a concentração dos Tubarões Azuis em Lisboa antes de viajarem para Líbia na segunda-feira à noite. Em Trípoli o combinado crioulo realizará um treino de reconhecimento de campo para se preparar melhor para encarar o adversário.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×