Sábado, 17 Janeiro 2026

Freskinhe Freskinhe

MpD aponta junho e PAICV defende abril para legislativas 2026

O MpD e o PAICV apresentaram, esta sexta-feira, 16, na cidade da Praia, posições distintas quanto à data das próximas eleições legislativas, durante as audiências com o Presidente da República no âmbito do processo de auscultação para a marcação do ato eleitoral.

SALWEB.cv

O líder parlamentar do Movimento para a Democracia, Celso Ribeiro, defendeu que as eleições legislativas devem realizar-se na primeira semana de junho, argumentando que o mandato em curso termina a 19 de maio e não deve ser encurtado. Segundo afirmou, o Governo mantém-se em plena função e existem ainda obras estruturantes em execução.

Relativamente às eleições presidenciais, o dirigente do MpD considerou que a marcação ocorre de forma automática, seis meses após as legislativas, caso estas se realizem na primeira semana de junho.

Por sua vez, o líder do PAICV, Francisco Carvalho, defendeu que as eleições legislativas devem ser marcadas para a data mais próxima possível, apontando o dia 19 de abril como o primeiro momento permitido pela Constituição da República.

Segundo Francisco Carvalho, contactos mantidos com diversas entidades, académicos, politólogos e cidadãos indicam que a sociedade cabo-verdiana pretende uma marcação célere do ato eleitoral. Tal como o MpD, o PAICV considera que as eleições presidenciais devem realizar-se automaticamente seis meses após as legislativas.

As declarações foram feitas no quadro das audiências do Presidente da República com os partidos políticos, realizadas esta sexta-feira, com encontros separados com o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), o Movimento para a Democracia (MpD), o Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS) e o Partido Popular (PP), no processo institucional conducente à definição da data das próximas eleições legislativas.

 

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×