Sábado, 26 Julho 2025

Freskinhe Freskinhe

Morreu Kiki Lima: Ministério da Cultura lamenta a perda deste “embaixador da cultura cabo-verdiana”

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas manifestou neste domingo profundo pesar pelo falecimento do pintor, escultor, designer e músico cabo-verdiano Kiki Lima, ocorrido no mesmo dia, em Portugal, onde se encontrava a receber tratamento médico.

SALWEB.cv

Em nota de condolências, o ministro Augusto Veiga destacou a importância de Kiki Lima para as artes e a cultura nacional, recordando-o como um verdadeiro “embaixador da cultura cabo-verdiana”, cuja obra cruzou linguagens visuais, música e design, sempre com um forte compromisso com as raízes e a identidade de Cabo Verde.

Figura incontornável das artes plásticas do arquipélago, Euclides Eustáquio Lima, conhecido por Kiki Lima, natural de Santo Antão, deixa um vasto legado artístico com mais de mil obras, tendo realizado mais de 200 exposições individuais e participado em cerca de 160 coletivas, dentro e fora do país.

Ao longo de décadas, levou as cores, os símbolos e as emoções de Cabo Verde a várias partes do mundo, tornando-se um dos pioneiros da pintura contemporânea cabo-verdiana.

“Mais do que um artista, Kiki Lima foi um embaixador da nossa memória coletiva, cuja criatividade vibrante, estilo único e dedicação à arte continuarão a inspirar gerações futuras”, como escreveu o ministério da Cultura e industrias criativas na nota.

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas endereçou à família, amigos, colegas e à comunidade artística as mais sentidas condolências, reafirmando a certeza de que o seu legado permanecerá vivo e será sempre motivo de orgulho para Cabo Verde.

 

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua