
Durante a cerimónia de abertura da conferência regional sobre cuidados infantis, esta manhã, na cidaede da Praia, o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire sublinhou ser importante assegurar os direitos das crianças, colocando-as no centro das oportunidades, bem como investir nos cuidados infantis para o crescimento e desenvolvimento humano de África. O evento, que decorre até quarta-feira, 14, visa debater estratégias fundamentais de investimento em serviços de acolhimento de crianças, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento socioeconómico da região.
“Cabo Verde dá máxima importância ao investimento nas crianças, porque são elas o presente e o futuro de um país. Por isso, investimos fortemente nos cuidados infantis, reforçando continuamente políticas e programas que visam garantir proteção, educação, saúde e bem-estar às nossas crianças”, reiterou o ministro Freire.
Além de realçar as políticas públicas que Cabo Verde tem vindo a implementar, destacando o alargamento da proteção social, com uma cobertura que, em 2023, atingiu 60,3% da população, fruto do fortalecimento da Proteção Social Obrigatória e Complementar, o titular das pastas da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social ressaltou medidas concretas para apoiar as famílias nos cuidados com as crianças, como o aumento da licença de maternidade para 90 dias, a criação da licença de paternidade de 10 dias, a extensão do subsídio de doença para acompanhantes de crianças internadas até aos 12 anos, o subsídio de regresso às aulas, e a institucionalização e valorização da profissão de cuidador profissional.
O evento reúne, durante três dias, representantes de Governos, especialistas e parceiros de desenvolvimento para debater, partilhar experiências e reforçar compromissos em torno da expansão e qualificação dos serviços de cuidados infantis.
Ao acolher a conferência sobre “capacitar os cuidados infantis na África Ocidental: desafios e oportunidades”, o Governo de Cabo Verde pretende reunir decisores políticos e especialistas para partilhar conhecimentos, colaborar em soluções e estabelecer as bases para melhorias significativas e sustentáveis nos cuidados infantis em toda a África Ocidental.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.