Terça-feira, 02 Dezembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Ministro da Saúde destaca progressos no controlo do VIH/SIDA

O ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, afirmou hoje que os dados preliminares do Relatório do CCS-SIDA 2024 mostram Cabo Verde como um país que “não recua perante desafios complexos” no combate ao VIH/SIDA. A mensagem foi divulgada no âmbito do Dia Mundial de Luta contra o VIH/SIDA, assinalado a 1 de dezembro.

SALWEB.cv

Jorge Figueiredo destacou que Cabo Verde está a avançar no controlo da doença, graças ao aumento da cobertura do tratamento, ao reforço da vigilância epidemiológica e aos progressos na prevenção da transmissão vertical, que já regista zero casos.

Segundo o governante, a cobertura nacional do tratamento antirretroviral atingiu 82%, com o objetivo de se aproximar gradualmente dos 100%. No último ano, foram realizados mais de 40 mil testes de VIH, acompanhadas todas as pessoas diagnosticadas e mantidas 3.100 em tratamento contínuo. As ações comunitárias permitiram ainda alcançar 7.200 pessoas-chave com apoio direto.

Figueiredo sublinhou que Cabo Verde garante 100% da cobertura da terapia antirretroviral para grávidas seropositivas, consolidando a interrupção da transmissão vertical. Mais de 98% das gestantes têm acesso ao teste DUO, utilizado no despiste inicial da infeção. Adiantou ainda que o país assegura igualmente a substituição do leite materno para bebés nascidos de mães seropositivas e o acompanhamento de crianças com VIH até aos 15 anos nos serviços de pediatria.

Ademais, Jorge Figueiredo garantiu que o processo de certificação de Cabo Verde como país livre da transmissão vertical do VIH está “bem encaminhado”, sublinhando que os últimos dados revelam zero crianças a nascer com a infeção. Para o ministro, estes resultados representam “vidas protegidas” e refletem políticas públicas consistentes, o trabalho das organizações da sociedade civil e a cooperação com o sistema das Nações Unidas e o Fundo Global.

O governante reforçou ainda que o compromisso de eliminar o SIDA como problema de saúde pública até 2030 permanece firme, assente no esforço diário dos profissionais de saúde e na continuidade das ações de prevenção e tratamento em todo o país.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua