
A ministra da Saúde de Portugal, Ana Paula Martins, inicia hoje uma visita oficial de três dias a Cabo Verde, a convite do Governo, com o objetivo de reforçar o diálogo político e a cooperação bilateral, conhecer a realidade sanitária do país e rever acordos de parceria entre os dois Estados.
Segundo o comunicado do Ministério da Saúde, a governante portuguesa será recebida esta tarde pelo ministro da Saúde cabo-verdiano, Jorge Figueiredo, seguindo-se uma reunião bilateral entre as duas delegações ministeriais para alinhamento sobre a implementação dos eixos político-estratégicos prioritários da cooperação e definição da agenda da visita.
Durante os três dias em território cabo-verdiano, a ministra Ana Paula Martins participará em várias atividades na cidade da Praia e no interior da ilha de Santiago, para conhecer o estado da arte da saúde em Cabo Verde e inteirar-se do ponto de situação dos instrumentos jurídicos de cooperação assinados na VII Cimeira Portugal-Cabo Verde, realizada em janeiro de 2025.
A agenda prevê a discussão de novas perspetivas de cooperação em áreas como oftalmologia (tratamento de descolamento de retina e retinopatia diabética avançada), evacuações médicas de Cabo Verde para Portugal, emergência médica hospitalar e neuropediatria, além da avaliação dos impactos da cooperação já existente entre os dois países.
O programa inclui ainda reuniões técnicas setoriais entre as delegações portuguesa e cabo-verdiana sobre formação e capacitação de recursos humanos, vigilância epidemiológica e saúde pública, bem como evacuações médicas.
A ministra portuguesa copresidirá, juntamente com o homólogo cabo-verdiano, a cerimónia oficial de encerramento do Projeto One Health Action for Enhancing Surveillance on Vector borne Diseases in Cabo Verde (ONESVEC).
No dia 29 de janeiro, quinta-feira, Ana Paula Martins realizará visitas técnicas a infraestruturas de saúde na ilha de Santiago, nomeadamente na Região Sanitária de Santiago Norte, para conhecer experiências de cooperação no terreno.
A visita culmina no dia 30 de janeiro com uma deslocação ao Hospital Agostinho Neto, onde a Ministra conhecerá os serviços de hemodiálise e o banco de sangue, além de assistir a uma apresentação sobre a digitalização da saúde em Cabo Verde.
Para o ministério da saúde, a visita reforça os laços históricos de cooperação na área da saúde entre Portugal e Cabo Verde, consolidando parcerias estratégicas para o desenvolvimento do sistema de saúde cabo-verdiano.












































