Quinta-feira, 07 Agosto 2025

Freskinhe Freskinhe

Ministério Público reforça quadros com seis novos Procuradores da República

Seis novos Procuradores da República de 3ª Classe tomaram posse esta segunda-feira,4, na cidade da Praia, e vão reforçar o Ministério Público cabo-verdiano em comarcas de todo o país. Na ocasião, o procurador-geral da República, Luís Landim, que presidiu a cerimónia, exortou ao profissionalismo dos novos procuradores, a fim de obterem melhores resultados para a sociedade.

SALWEB.cv

Eliane Barbosa, Hendrix Monteiro, Maria Moniz, Suzete Medina, Wagner Delgado, e Zenaida Andrade concluíram com êxito a formação e assumem agora funções em seis comarcas estratégicas. Segundo o comunicado do Ministério Público, as procuradorias da República das Comarcas de Santa Catarina de Santiago, São Nicolau, Mosteiros, São Domingos, Sal e Paul recebem agora os novos magistrados, que vão reforçar a capacidade de resposta do sistema judicial nestas regiões. Este grupo de novos procuradores integra um conjunto de 14 novos magistrados que o MP acolhe para o próximo ano judicial.

O Procurador-Geral da República desafiou os novos magistrados a exercer as funções com coragem e determinação, e os alertou para as dificuldades da profissão. “Coragem é um dos grandes atributos que deve acompanhar, sempre, um magistrado do MP (…) A magistratura do Ministério Público comporta riscos e requer muita firmeza, determinação e coragem nas decisões”, sublinhou.

Landim classificou este reforço como “um investimento inédito” no recrutamento, e destaca o perfil dos novos procuradores. “todos relativamente jovens, tecnicamente bem preparados, provenientes de outras profissões jurídicas relevantes como advocacia, registos e notariado, assessoria e oficiais de justiça”. Entretanto, exigiu dos novos procuradores uma atuação competente que responda às expectativas da sociedade cabo-verdiana. “A sociedade cabo-verdiana reclama uma atuação proficiente em prol do bem comum”, afirmou.

Wagner Delgado respondeu em nome dos colegas e assumiu o compromisso do grupo com os novos desafios. “Manteremos firmes e dedicados nas nossas funções sem esquecer dos princípios a que estamos vinculados, mormente o da legalidade e da objetividade”, garantiu Delgado, que também reconheceu as altas expectativas da sociedade, tanto do ponto de vista da produtividade como da conduta dos magistrados, por isso, prometeu exercer as funções “com ética, integridade e atuando com respeito pelos princípios da objetividade, imparcialidade e legalidade”.

Os seis procuradores assinaram uma declaração de adesão ao Código de Ética dos Magistrados do Ministério Público, formalizando o seu compromisso com os padrões éticos da magistratura.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua