
Criada em 1979, a primeira Escola do Ensino Básico Complementar do Porto Novo é evocada hoje, 29, através de uma homenagem aos seus professores fundadores, numa iniciativa do Ministério da Educação integrada na reunião anual do Conselho Alargado.
Serão homenageados os docentes já aposentados Domingos António Lopes, Nair Alves Rodrigues, Maria Zenaida Ramos dos Santos, João Aqueleu Barbosa Amado e Maria Filomena Gonçalves Leite Melo, considerados figuras centrais no lançamento e consolidação do ensino básico complementar no concelho.
Segundo o Ministério da Educação, a homenagem simboliza o reconhecimento do papel determinante desempenhado pelo então Ex-Ciclo Preparatório na capacitação de jovens que, anos mais tarde, viriam a assumir responsabilidades relevantes na vida social, económica e política do Porto Novo, da ilha de Santo Antão e do país.
“Trata-se de uma homenagem especial, que simboliza o reconhecimento da função central desempenhada pelo Ex-Ciclo Preparatório na formação das novas gerações pós-independência nacional, que anos mais tarde vieram a assumir os destinos do Concelho do Porto Novo, com ampla participação e protagonismo no desenvolvimento da ilha de Santo Antão e mesmo a nível nacional”, lê-se num comunicado do Governo.
Apesar de não ser possível identificar todos os antigos professores e colaboradores da instituição, a Delegação do Ministério da Educação no Porto Novo aproveita a ocasião para convidar antigos alunos da Escola de Nhô Padre, do Ex-Ciclo Preparatório, bem como colegas e familiares dos homenageados, a participarem na cerimónia.
O ato solene está marcado para as 10h00 desta quinta-feira e insere-se num conjunto de iniciativas que visam valorizar a memória histórica do sistema educativo cabo-verdiano e reconhecer o papel dos docentes na construção do país após a independência.












































