Quarta-feira, 04 Fevereiro 2026

Freskinhe Freskinhe

Miguel Monteiro é o novo diretor-geral do Secretariado Executivo da CPLP

O atual presidente do conselho de administração da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), Miguel Monteiro, foi selecionado como vencedor do concurso internacional para o cargo de diretor-geral do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), conforme anunciou o próprio esta segunda-feira, 2. 

SALWEB.cv

Numa mensagem publicada na sua página do Facebook, Miguel Monteiro manifestou “enorme orgulho” por ter sido escolhido num processo altamente competitivo, que contou com mais de 500 candidatos provenientes de vários países da Comunidade. O responsável escusou-se, no entanto, a adiantar mais detalhes sobre a nomeação antes da sua tomada de posse.

Para o ainda presidente da BVC, a escolha representa um momento marcante não apenas a nível pessoal e profissional, mas também para Cabo Verde. “Acredito que é fundamental que mais cabo-verdianos possam assumir responsabilidades em instituições multilaterais e contribuir para o reforço da nossa presença no mundo”, sublinhou.

O Secretariado Executivo é o principal órgão executivo da CPLP, cabendo-lhe a implementação das decisões da Conferência de Chefes de Estado e de Governo, do Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros e do Comité de Concertação Permanente, bem como o planeamento e a execução dos programas da organização.

A CPLP reúne países que têm o português como língua oficial, nomeadamente Cabo Verde, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A organização foi oficialmente criada em 1996, em Lisboa, após um processo iniciado na década de 1980, tendo como objetivos centrais a promoção do entendimento político, a cooperação nos domínios social, cultural e económico, bem como a concertação para uma atuação conjunta nos foros internacionais.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×