
O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, encontra-se em São Vicente para uma visita técnica destinada a avaliar as condições das escolas após os danos causados pela tempestade Erin, que atingiu a ilha no passado 11 de agosto.
A visita ministerial, que termina no dia 21, domingo, acontece no contexto do início do ano letivo 2025/2026, para o governante acompanhar de perto o funcionamento das instituições de ensino que ficaram com “marcas das chuvas” decorrentes do fenómeno meteorológico extremo que afetou significativamente a infraestrutura educativa da ilha.
A agenda ministerial arrancou nesta quinta-feira com um encontro com o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, a fim de o governo central e as autoridades locais estabelecerem um mecanismo de coordenação da avaliação da situação educativa pós-tempestade.
Neste primeiro dia da agenda, Amadeu Cruz também visita várias escolas de Mindelo, começando pela Escola Básica Semião Lopes, na Bela Vista, passando pela Escola Básica Luís Morais, em Vila Nova/Lombo Tanque, e pela Escola Básica João José dos Santos, na Ribeirinha. O périplo incluiu ainda a Escola Industrial e Comercial do Mindelo, a Escola Secundária José Augusto Pinto, o Liceu Ludgero Lima e a Escola Salesiana de Artes e Ofícios.
A visita do ministro da Educação prossegue amanhã, 19, com deslocações às zonas mais afetadas pela recente tempestade, com passagens pela Escola Básica de Fonte Inês, Escola de Salamansa e Escola Básica Olinda Silva, em Ribeira de Calhau, para o governante avaliar os impactos causados e as necessidades de recuperação das infraestruturas educativas.
A visita culminará com um encontro estratégico, às 14h30, com diretores de agrupamentos e escolas secundárias, bem como coordenadores da delegação local do Ministério da Educação, para balanço da situação e definição de estratégias para garantir o normal funcionamento do ano letivo.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.