Sábado, 31 Janeiro 2026

Freskinhe Freskinhe

ME faz balanço positivo da Legislatura no setor educativo

O ministro da Educação, Amadeu Cruz, afirmou esta quinta-feira, 29, que o Governo investiu, nos últimos cinco anos, mais de 2,7 milhões de contos na infraestruturação escolar em Cabo Verde, investimentos que, segundo disse, permitiram alcançar “resultados extraordinários” ao nível da melhoria das condições do sistema educativo em todo o país.

SALWEB.cv

O governante falava no ato de encerramento do conselho alargado do Ministério da Educação, que decorreu na cidade do Porto Novo, em Santo Antão, entre os dias 27 e 29 de janeiro. Apesar do balanço positivo, Amadeu Cruz reconheceu que “é necessário acelerar e fazer mais”, tanto na reabilitação como na construção de novas escolas.

Entre os principais investimentos realizados, o ministro destacou a construção do liceu da Várzea, na cidade da Praia, do liceu do Paul, em Santo Antão, bem como dos complexos educativos do Bairro de Boa Esperança, na Boa Vista, e de Chã de Matias, no Sal. Ao nível da reabilitação, informou que mais de 350 escolas foram abrangidas em todo o país, acrescentando que, no âmbito da cooperação luxemburguesa, foram construídas casas de banho em todas as escolas.

Amadeu Cruz diz estar “satisfeito” com o balanço da Legislatura no setor da educação. Afirma que, ao  longo dos últimos cinco anos, o Governo “tudo fez para melhorar os indicadores da educação” em Cabo Verde. Segundo o ministro, foi implementada “a mais ampla reforma curricular alguma vez realizada no país”, com o objetivo de aproximar o sistema educativo nacional dos padrões de qualidade dos países da OCDE. “Com satisfação, dizemos que os resultados demonstram que estamos a caminhar no sentido correto”, sublinhou.

Relativamente aos resultados do presente ano letivo, o governante indicou que os dados do primeiro trimestre revelam “melhorias significativas a todos os níveis”, com taxas de avaliação positiva de 91% no primeiro ciclo, 85% no segundo ciclo e 91% no ensino secundário. Destacou ainda a redução do abandono escolar, cuja taxa passou de 6,1% em 2016 para 2% no ensino secundário e 0,8% no ensino básico.

O ministro referiu-se igualmente ao reforço da política de ação social escolar, com a melhoria do programa de alimentação escolar e a sistematização do transporte escolar, mantendo os protocolos com os municípios para a gestão deste serviço.

Durante o conselho alargado, que se debruçou sobre o balanço da Legislatura no domínio da educação, Amadeu Cruz anunciou ainda que deverá ser aprovada “dentro de dias” a revisão da legislação de base do ensino superior, com vista a ajustá-la à realidade atual e a convergir com os padrões internacionais de qualidade.

O governante assegurou que o Ministério da Educação está igualmente a trabalhar para aumentar a cobertura do ensino superior, cuja taxa ronda atualmente os 23%. Em resposta ao desafio lançado pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, indicou que estão a ser implementadas políticas ativas, nomeadamente ao nível das bolsas de estudo, que atualmente abrangem 4.200 bolseiros, correspondendo a cerca de 45% dos estudantes inscritos nas universidades nacionais.

“Estamos conscientes de que isso não chega. Por isso, estamos a desenvolver residências universitárias e a reforçar as condições de funcionamento das universidades no país”, concluiu Amadeu Cruz, sublinhando que o Governo está a dar respostas concretas em Santo Antão e em todo o território nacional.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×