Sábado, 06 Setembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Mário Lúcio leva a celebração da independência de Cabo Verde à Festa do Avante 2025

O músico e escritor cabo-verdiano Mário Lúcio é um dos nomes internacionais em destaque na 49.ª edição da Festa do Avante, que decorre de 5 a 7 de setembro, na Quinta da Atalaia, no Seixal. O concerto está marcado para sábado, dia 6, às 22h30, no Auditório 1.º de Maio.

SALWEB.cv

Cinco décadas após a independência de Cabo Verde, Mário Lúcio apresenta o álbum “Independance”, um tributo festivo à liberdade e à crioulização cultural africana. O título joga com as palavras “independência” e “dança”, evocando tanto a libertação política como a emancipação cultural e artística das tradições cabo-verdianas outrora reprimidas.

O espetáculo promete uma fusão de géneros musicais que caracterizam a riqueza sonora de Cabo Verde, como o batuko, o funaná, a coladeira e a morna, misturados com afrobeat, soukous e rumba, criando um som universal, vibrante e dançante.

Ex-ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio é reconhecido não só como músico, mas também como escritor e pensador cultural, tendo desempenhado um papel central na valorização e internacionalização da música cabo-verdiana.

Com o espetáculo na Festa do Avante, Mário Lúcio reforça a ligação cultural entre Cabo Verde e Portugal, levando ao palco uma celebração da memória, da liberdade e da afirmação da identidade lusófona no ano em que o arquipélago celebra os 50 anos da sua independência.

A Festa do Avante é um evento político-cultural organizado pelo Partido Comunista Português desde 1976. Realiza-se anualmente na Quinta da Atalaia, no Seixal, e combina música, artes, debates, gastronomia e solidariedade, afirmando-se como um espaço de liberdade, convívio e celebração cultural.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua