
No âmbito das atividades alusivas ao Dia Nacional Contra o Uso Abusivo de Álcool, assinalado a 1 de julho, realizou-se ontem, 23, uma marcha de sensibilização sob o lema “Menos Álcool, Mais Vida”, promovida pela Câmara Municipal do Sal, com foco principal na prevenção e proteção das crianças face aos perigos do consumo precoce de bebidas alcoólicas.
Com início na Escola da Pretória e término na Associação Chã de Matias, a marcha mobilizou crianças do Centro Comunitário da África 70, da Ludoteca Municipal, do Centro Juvenil de Chã de Matias, da Associação Terra Boa, do Centro de Emergência Infantil do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), e do Centro de Dia da Palmeira.
Durante a marcha, Nelson Lopes, ponto focal da autarquia junto à Fundação Menos Álcool Mais Vida, alertou para as várias práticas sociais que considera preocupantes na exposição das crianças ao álcool. Entre elas, destacou a normalização do ato de enviar crianças comprar bebidas alcoólicas, o hábito de lhes oferecer restos de bebidas para “experimentar” e o uso de champanhes sem álcool em festas infantis.
Pontuou ainda que estas configuram estratégias encobertas da indústria do álcool para fidelizar consumidores futuros. Segundo Nelson, estas práticas contribuem para a banalização do consumo e para a quebra precoce de barreiras morais e sociais que deveriam proteger a infância.
Afirmou também que, esta iniciativa é um compromisso com a promoção de estilos de vida saudáveis, colocando sempre a proteção das crianças no centro da política pública local através da educação, sensibilização e prevenção desde a infância.
“A marcha representa mais do que um ato simbólico, constituindo um alerta à sociedade sobre a necessidade de proteger as crianças da exposição precoce ao universo do álcool, numa perspetiva de prevenção que visa combater o uso abusivo desta substância na idade adulta”, conclui.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.