Sexta-feira, 31 Outubro 2025

Freskinhe Freskinhe

Mar Liso regressa ao mar na segunda-feira após resgate junto a Santa Luzia

O navio Mar Liso, que registou uma anomalia no motor esta quarta-feira, 29 de outubro, durante a travessia entre São Nicolau e São Vicente, deverá retomar as viagens na segunda-feira, 3 de novembro, depois de ter sido rebocado para o Porto Grande do Mindelo. A embarcação foi resgatada junto à ilha de Santa Luzia devido a problemas causados pelas más condições meteorológicas, com vento forte e ondulação intensa.

SALWEB.cv

O armador Manuel Lopes, que seguia a bordo, esclareceu que a situação resultou de uma anomalia no motor provocada pelo mau tempo, e não de uma avaria propriamente dita. Perante as dificuldades, as autoridades foram acionadas e o navio Voador, da Guarda Costeira, resgatou os cinco tripulantes e cinco passageiros que viajavam na embarcação. O rebocador Monte Cara encarregou-se de rebocar o Mar Liso até ao cais do Porto Grande.

O armador garantiu que o problema está ultrapassado e que a embarcação volta a operar na rota São Vicente-São Nicolau no início da próxima semana. O capitão dos Portos, Aguinaldo Lima, confirmou a ocorrência e afastou a hipótese de excesso de carga, sublinhando que, normalmente, na viagem de regresso a São Vicente o navio transporta pouca mercadoria. Ainda assim, anunciou que uma equipa de inspeção irá realizar uma averiguação e elaborar um relatório para determinar se serão necessárias medidas adicionais.

Construído na Dinamarca em 1927, o Mar Liso chegou a Cabo Verde há mais de 40 anos e transformou-se num verdadeiro “táxi” de São Nicolau, assegurando principalmente a ligação marítima entre aquela ilha e São Vicente.

 

Fonte: Inforpress

 

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua