
Os Mandingas de Ribeira Bote saem às ruas do Mindelo este domingo, 4 de janeiro, para o primeiro assalto carnavalesco da temporada, prestando uma homenagem especial aos Tubarões Azuis. Excecionalmente, o desfile acontece mais tarde do que o habitual, a partir das 15h00, no circuito tradicional do Carnaval de São Vicente.
A escolha do tema não é por acaso. O ano de 2026 promete ser histórico para o futebol cabo-verdiano, com a seleção feminina a participar na Taça das Nações Africanas já em março, e a seleção masculina a marcar presença no Campeonato do Mundo em junho.
“Decidi fazer a homenagem à seleção de Cabo Verde porque é uma coisa histórica no nosso país. Como nasceu neste primeiro domingo, optei por homenagear a seleção de Cabo Verde, porque é merecido”, explicou um dos responsáveis do grupo.
Para este assalto carnavalesco, os Mandingas prometem um desfile fortemente marcado pelas cores nacionais. Todos os elementos do grupo estarão vestidos com a bandeira da seleção de Cabo Verde ou a bandeira nacional, enquanto os foliões que os acompanham foram convidados a usar a camisola da seleção.
Os organizadores garantem que tanto a Câmara Municipal de São Vicente como o Comando Regional da Polícia Nacional já foram informados sobre a homenagem e o desfile. “Já está tudo documentado sobre os nossos desfiles. Já está falado na Câmara e na Polícia Nacional”, asseguraram.
Numa nota de responsabilidade, os Mandingas deixaram um apelo importante aos foliões e elementos do grupo: “Para não abusar no álcool, para que não haja violência, para que o desfile decorra lindamente. Queremos festejar e mostrar a São Vicente, Cabo Verde e ao mundo inteiro o que a Mandinga é capaz de fazer a nível cultural”.
A concentração está marcada para as 14h30 nos Taleiros dos Mandingas, em Ribeira Bote, seguindo depois para o centro da cidade de Mindelo pelo circuito habitual do Carnaval são-vicentino.












































