
Tem início hoje o processo de realojamento de mais 14 famílias afetadas pela tempestade tropical Erin no Aldeamento Rozar, em Ribeira de Julião, São Vicente. Com esta nova transferência, o número total de famílias realojadas na infraestrutura sobe para 50.
As 14 famílias que iniciam hoje a mudança encontravam-se alojadas provisoriamente no Centro de Estágios da Federação Cabo-verdiana de Futebol e na Residencial Sodade. Em nota de imprensa, o Governo refere que o realojamento será feito de forma faseada: seis famílias serão transferidas hoje, 23, e as restantes oito na próxima quinta-feira, 25 .
Condições de Habitação
As novas residências são apartamentos do tipo T2, totalmente equipados com dois quartos, sala, cozinha, casa de banho e quintal. Todas as unidades dispõem de acesso a água e eletricidade, estando mobiladas com os equipamentos essenciais, incluindo cama, fogão, frigorífico, cadeiras, televisão e outros utensílios básicos.
Esta segunda fase de realojamento segue-se à primeira, realizada no dia 2 de setembro, quando foram instaladas 36 famílias no mesmo aldeamento.
A operação integra-se na resposta articulada do Governo de Cabo Verde e dos seus parceiros para apoiar as vítimas da intempérie que afetou significativamente a infraestrutura habitacional da ilha de São Vicente.
“O Aldeamento Rozar representa uma solução temporária mas digna para as famílias que perderam as suas habitações, garantindo condições básicas de habitabilidade enquanto se procuram soluções definitivas para a reconstrução das suas vidas”, diz o Governo no mesmo comunicado de imprensa.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.